O retorno de Caxias do Sul à bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, confirmado nesta semana, mostra que ainda estamos distantes da superação dos riscos da pandemia do coronavírus.
A cidade estava há mais de três meses na classificação laranja e, infelizmente, percebemos um certo relaxamento nos cuidados por uma parcela da população. É baseado neste retorno que fazemos um apelo para que a população siga os protocolos sanitários para conter a disseminação da Covid-19. Somente o esforço coletivo poderá reverter essa situação.
Quanto aos comerciantes, prestadores de serviços, associados à CDL, reforçamos nosso pedido para que continuem tomando os cuidados necessários, com atenção redobrada para o período que se avizinha com as compras de final de ano, evitando aglomerações no interior dos estabelecimentos, entre outras medidas recomendadas pelas autoridades de saúde.
Temos acompanhado com muita apreensão o aumento no número de pessoas contaminadas. A ocupação dos leitos de UTI piorou sensivelmente e, por isso, alertamos a população para que retome os cuidados que vinham tendo anteriormente. Pedimos atenção para o uso da máscara, para a higienização das mãos e dos calçados, e para que observem o distanciamento social seguro.
Sabemos que a saúde é prioridade e que é preciso seguir as regras previstas nos decretos municipal e estadual. Precisamos voltar nossos esforços para frear esse aumento de casos e internações que fizeram com que retornássemos à bandeira vermelha.
Outra medida anunciada pelo Governo - a suspensão temporária do Modelo de Cogestão -, apesar de não prever o fechamento do comércio, traz algumas medidas mais restritivas que acabam confirmando o que temos defendido desde o início da pandemia. Sempre nos posicionamos favoráveis ao funcionamento do comércio de uma forma responsável, sem aglomerações, e também defendemos que haja uma fiscalização efetiva para que as regras sejam devidamente respeitadas por todos.
Estamos entrando no mês que é mais auspicioso para o comércio, com as vendas de Natal, os preparativos para as festas de final de ano, muito impulsionadas pelo recebimento do 13º salário e outros benefícios. Por isso, é fundamental que a população faça a sua parte, tome todos os cuidados para que não tenhamos um colapso na saúde e também na economia.
Vamos nos unir para preservar vidas, sem descuidarmos dos negócios e propiciando as condições necessárias para que as liberdades individuais plenas sejam restabelecidas com a maior brevidade possível.
Renato S. Corso, presidente da CDL Caxias do Sul
Do mesmo autor, leia outro texto AQUI