Caxias do Sul 22/10/2024

Transporte metroferroviário retoma o protagonismo

Por ser sustentável e eficiente, segmento volta a ser alternativa vantajosa
Produzido por Petras Amaral Santos , 21/10/2024 às 08:31:17
Petras Amaral Santos é Gerente Executivo da Marcopolo Rail
Foto: Marcopolo/Divulgação

Há um longo caminho a ser percorrido para que os trens voltem ao auge que já tiveram no passado, mas o segmento metroferroviário volta a se destacar como alternativa vantajosa de transporte de passageiros no Brasil e na América Latina.

A diferença agora é que o modal vem com o incentivo de ser uma solução de transporte mais eficiente e sustentável, de menor custo operacional e consumo de combustível, maior capacidade de carga, menos emissão de poluentes, maior segurança e menor impacto no trânsito urbano. A adoção de modernas composições elétricas ou movidas a biocombustíveis torna os trens ainda mais atraentes como alternativa de mobilidade coletiva.

Segundo a Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), o Brasil possui cerca de 30 mil quilômetros de extensão de vias férreas. Deste total, apenas 5 mil quilômetros pertencem à malha nova. Impulsionados por alguns projetos do governo, como o Novo PAC, de 2023, os projetos ferroviários contam com um investimento previsto de R$ 94,2 bilhões até 2026 e buscam fomentar a ampliação do modal no país. Embora a maior parte dos recursos seja direcionada ao transporte de cargas, uma fração significativa será destinada a aliviar o trânsito nas áreas urbanas e entre cidades.

Nas zonas urbanas, o transporte sobre trilhos se destaca pela capacidade de transportar um maior número de passageiros por viagem, sem interferir nas vias terrestres. Nas conexões intercidades, além de aumentar a eficiência no transporte de pessoas, os trens contribuem para a redução do tráfego de carros e oferecem uma alternativa mais rápida. Além disso, o potencial para o desenvolvimento do turismo é significativo, pois os trens evocam memórias e um certo saudosismo, transformando a viagem em uma experiência nostálgica que muitos anseiam reviver.

Estamos avançando e, como empresa que atua no ramo da mobilidade, estamos atentos a todas as tendências relacionadas ao transporte público de passageiros. Na Marcopolo Rail, atuamos em projetos relevantes como o Trem dos Pampas, um circuito turístico em Santana do Livramento (RS). Em março deste ano, entregamos os três primeiros carros do People Mover do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), uma importante ligação entre os terminais do aeroporto e a estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do Estado de São Paulo, com capacidade de transportar até 2 mil pessoas por hora, em cada sentido.

Além do mercado brasileiro, também estamos preparados para competir globalmente. Os recentes investimentos realizados na fábrica de Caxias do Sul nos garantem padrão internacional de qualidade e eficiência. Ampliamos a capacidade produtiva com uma nova estrutura onde serão produzidos veículos 100% nacionais para atender às diferentes demandas por transporte metroferroviário de passageiros no Brasil e na América Latina.

Na área internacional, desenvolvemos e estamos entregando este ano as primeiras composições dos trens para Talca-constitución do Chile, e participamos recentemente da Innotrans, na Alemanha, com o objetivo de trocar conhecimentos em relação às novas tecnologias e inovações do setor, buscando a melhoria contínua dos projetos.

Ainda, acompanhamos outros projetos no Brasil para implantar ou revitalizar serviços de transporte de passageiros por ferrovias, como o Trem de Alta Velocidade (TAV), para interligar São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro e o Trem Intercidades (TIC), que pretende conectar as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Santos, Vale do Paraíba e Baixada Santista. Há também projetos para recuperar ou implantar serviços ferroviários regionais e turísticos em diversos estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Bahia.

Estamos preparados para os desafios que se aproximam, pois acreditamos que o transporte sobre trilhos possui um imenso potencial de desenvolvimento no Brasil e na América Latina. Essa opção está totalmente alinhada à atual busca por alternativas mais sustentáveis para o transporte de passageiros e à redução da pegada de carbono. Um exemplo é o veículo híbrido, produzido em Caxias do Sul, voltado para o transporte urbano e intercidades, que combina a eficiência dos motores a diesel e elétricos com baterias, proporcionando melhor desempenho e autonomia, além de reduzir as emissões de CO2.

Petras Amaral Santos é Gerente Executivo da Marcopolo Rail.