Caxias do Sul 25/11/2024

Tens todo o direito

Preciso me enxergar serenamente, para só assim poder me amar
Produzido por Neusa Picolli Fante, 03/06/2023 às 08:55:23
Foto: Morgane Coloda

Tens todo o direito de não concordar com o que eu falo, penso ou sinto. Mas preciso olhar para o meu desejo, para a minha coerência, para as minhas buscas, e não para as suas...

Tens todo o direito de agir de acordo com o que sente, com o que pensa, com o que o fez amadurecer. Só não pode exigir, querer, desejar que eu aja da mesma forma que você...

Tens todo o direito de não me amar, não me valorizar, mas eu não posso concordar contigo, eu preciso me amar, me acolher e me dar valor... Necessito validar quem sou, as dores que carrego, o que dei conta, o que não dei; plena e serenamente, me enxergar, para só assim poder me amar.

Tens todo o direito de acreditar que não sou importante, talvez não seja mesmo - para você -, mas me sinto importante para outras pessoas, para mim, principalmente. E está tudo bem!

Tens todo o direito de ter pressa, de me atropelar com as tuas palavras, com as tuas verdades, com as tuas atitudes, mas eu não posso acreditar que esse é o melhor jeito de agir.

Tens todo o direito de não concordar com minhas atitudes no dia a dia, mas isso não precisa entrar em mim, pois eu sei por que faço da maneira que faço, e você não precisa saber e nem me julgar.

Tens todo o direito de não querer trocar ideias comigo, de pensar que é melhor, só eu não posso concordar contigo.

Tens todo o direito de fazer de conta que não vivo no mesmo mundo que o teu, talvez não viva mesmo, estamos no mesmo espaço e em mundos que se construíram distintos.

Tens todo o direito de rir do nada, ou de nunca sorrir, só não pode desejar que eu ria muito ou pouco, assim como você, e principalmente no momento em que você desejar.

Tens todo o direito de me esquecer, o importante é que eu não me sinta esquecida, ou que eu me acolha sempre que o sentimento de abandono bater à minha porta...

Tens todo o direito de tudo isso e muito mais, e diria, somos iguais. Em alguns momentos, eu também negligencio, esqueço, não amo, não concordo, não valorizo alguém - assim como você faz comigo...

Neusa Picolli Fante é psicóloga clínica especialista em lutos e perdas. É palestrante e escritora, autora de oito livros: três de psicologia, três de crônicas e dois de poesia.

Da mesma autora, leia outro texto AQUI