O período de amamentação é uma fase de profunda conexão entre mãe e bebê, repleta de momentos preciosos e importantes para o desenvolvimento do vínculo afetivo. É durante esse período que a pele da mãe, principalmente a lactante, merece atenção, uma vez que passa por transformações hormonais.
Pequenas estrias vermelhas podem ter se formado nas áreas do seu corpo que sofreram mais alterações. Mas não se preocupe, essas cicatrizes irão ficar menos visíveis ao longo do tempo e mais rápido ainda se der “uma mãozinha”.
Para isso, massageie as áreas com creme especificamente formulado para as estrias que permanecem após o nascimento. Se está amamentando, evite apenas a área do mamilo. Se realmente sentir necessidade, pode considerar um tratamento médico estético para aperfeiçoar os resultados, como o laser para as estrias, mesmo que seja lactante.
Outra situação comum é a pele parecer menos firme, menos elástica e mais seca. A queda dos níveis hormonais no sangue após o parto é, em grande parte, responsável por isso. Ainda mais porque a pele do corpo naturalmente se torna seca mais rápido do que a do rosto, pois tem dez vezes menos glândulas sebáceas. Use um produto hidratante e restaurador formulado especificamente para o uso pós-parto.
Você já deve ter notado que se formou uma linha castanha no abdômen a partir do umbigo até o púbis, ou que surgiram manchas escuras ao redor das maçãs do rosto. Pode ocorrer devido ao não uso suficiente de protetor solar, ou os estrogênios, que estão em elevada concentração, acentuaram a produção de melanina. Hidrate bem a sua pele todos os dias.
A linha castanha na sua barriga e o chamado melasma no seu rosto, muitas vezes, desaparecem espontaneamente alguns meses após o parto. Caso o melasma persista, faça acompanhamento com dermatologista para o tratamento adequado.
Se está amamentando, é muito provável que a pele delicada dos seus mamilos fique irritada devido à “alta demanda”. Opte por um bálsamo especificamente desenvolvido para acalmar, aumentar a elasticidade e reforçar os mamilos sem desnaturar a película biológica.
Se notar qualquer alteração significativa na saúde da sua pele durante a amamentação, não hesite em consultar um dermatologista. Lembrando que cada paciente é único, é importante adaptar essas orientações às necessidades individuais. O cuidado com a pele durante a amamentação não é apenas uma questão estética, mas uma maneira de garantir o bem-estar da mãe e do bebê.
Grasiela Monteiro é dermatologista.
Da mesma autora, leia outro texto AQUI