Os avanços das soluções voltadas para mobilidade são discutidos em diversos países do mundo, seja por empresas do segmento de transportes, operadores de veículos, assim como os governos.
Para que ocorra um avanço no setor de transportes, notamos um empenho da indústria automotiva para desenvolver projetos que visam atender às necessidades das pessoas que circulam ao redor do mundo e esse trabalho inclui o investimento contínuo na criação de modais adaptados à realidade de cada região.
No segmento de transporte de passageiros, por exemplo, acompanhamos um processo de renovação de frotas de veículos em diferentes países. A ação é justificada pela atualização de tecnologias após a pandemia, bem como pelo crescimento das viagens rodoviárias nos últimos anos, reflexo do aumento das tarifas aéreas. Como consequência desse movimento, muitas companhias estão em busca de soluções que ofereçam mais segurança e conforto para os passageiros e operadores dos veículos.
Diante disso, a indústria automotiva enxergou a necessidade de investir no desenvolvimento de ônibus mais modernos, para proporcionar uma experiência cada vez melhor aos usuários. Um exemplo disso é a Geração 8 de veículos rodoviários da Marcopolo, que é um sucesso de vendas no Brasil e no exterior.
Os veículos contam com características únicas, como poltronas leito e semileito de estrutura mais ergonômica, espaço otimizado para as pernas e reclinação que permite inúmeras posições – de acordo com o biotipo do usuário, sistema de áudio e vídeo para o entretenimento a bordo. Já os motoristas são beneficiados pelas cabines mais confortáveis, com visão mais ampla e auxílio de tecnologias como câmeras que substituem os espelhos e equipamentos de controle de fadiga.
Na América Latina, que é considerado o mercado de maior relevância para a Marcopolo, além do Brasil, os veículos G8 já são comercializados no México, Equador, Peru, Argentina, Chile, Uruguai, entre outros países. Essa força do modelo no mercado internacional levou a companhia a investir na produção do veículo G8 1200 e 1350 na fábrica mexicana a partir deste ano.
Outro destaque é o continente africano, que também consome soluções de mobilidade desenvolvidas pela indústria brasileira. Em 2024, a Marcopolo anunciou a chegada da Geração 8 à África do Sul, com mais de 30 unidades já em produção para atender à demanda local e, certamente, surgirão muitas outras oportunidades de negócios.
Lançamento do G8 na África do Sul
(Foto: Marcopolo/Divulgação)
Como a mobilidade é um tema em constante transformação, para que uma empresa tenha condições de ser considerada uma referência no setor, é importante estar por dentro das tendências relacionadas ao transporte público de passageiros. Nesse sentido, um movimento que se fortalece globalmente são os estudos de diferentes propulsões para tornar os deslocamentos mais sustentáveis, seja por meio da implantação de modelos elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio, de acordo com as características e infraestrutura de cada país.
São movimentos como esses que mostram que a presença internacional não contribui apenas com o fortalecimento da marca, mas fortalece também toda a cadeia de mobilidade, que é beneficiada com a criação de veículos mais inovadores e conectados aos desejos das pessoas. Hoje, mais do que agilidade nos deslocamentos, as pessoas valorizam também o conforto, a segurança e a sustentabilidade.
José Luiz Moraes Goes é diretor de operações internacionais e comercial mercado externo da Marcopolo.
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