Por Eulália Isabel Coelho
Nunca foi tão complicado escrever sobre cinema como em 2020. A frustração das salas fechadas, os lançamentos adiados e projetos interrompidos comprometeram a tarefa de resenhar sobre a Sétima Arte. Foi necessário fazer escolhas entre pouquíssimos títulos, muitos deles sem relevância, e apostar em séries.
O ano que prejudicou a vida dos cinéfilos abriu espaço para as plataformas de streaming brilharem, com catálogos cada vez mais variados. Com uma boa leva de inéditos, clássicos, produções próprias de filmes, documentários e séries, a Netflix se destacou na corrida para ganhar público.
Os fãs de filmes cult lavaram a alma com o Mubi e o À la Carte, este com a curadoria do Cine Belas Artes. O UOL Play estreou em abril em parceria com a Watch Brasil e a Starzplay, que faz parte da Amazon Channels, e foi “descoberta” neste ano, embora exista desde 2019.
O combo GloboPlay e Disney +, com produções da Globo e dos estúdios Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, entrou no páreo no segundo semestre de 2020.
O streaming se consolidou como um meio fácil e divertido de se ver (e fazer) cinema. Em algumas redes, as séries dominam os cardápios com temas diversos. Há as que são exibidas em uma única temporada, encerrando-se em seis a dez capítulos. Outras batem recordes de permanência no ar e há também as canceladas. Só a Netflix retirou do ar 21 delas em 2020.
A expectativa para 2021 é de que os lançamentos postergados cheguem às telonas e telinhas já no primeiro semestre. Você pode conferir algumas datas de filmes divulgadas AQUI
Confira cinco séries que terão continuidade na Netflix e aproveite janeiro para maratonar as temporadas anteriores das suas favoritas.
1. La Casa de Papel – 5ª Temporada
Desde que a Netflix anunciou que essa seria a última temporada da série, os fãs ficaram agitados e mil teorias surgiram. Afinal, há muitas questões em aberto: como o Professor (Álvaro Morte) escapará da Inspetora Sierra (Najwa Nimri)? Como ajudará Raquel (Itziar Ituño)? E qual o destino dos assaltantes?
A pandemia atrasou a data do término, que deve ser exibido somente no segundo semestre.
2. Stranger Things – 4ª Temporada
Ambientada na década de 80, Stranger Things conquistou fãs mundo afora com a saga das crianças, agora adolescentes, que tentam desvendar mistérios e acabar com monstros em sua cidade. Elas contam com os poderes telecinéticos de Eleven (Millie Bobby Brown). A atriz conquistou o público com sua personagem.
No final da temporada anterior, o destino do personagem Hopper (David Harbour) ficou incerto. O que terá acontecido a ele? Super aguardada, a nova temporada promete “resolver” este e outros enigmas deixados em aberto.
3. The Witcher – 2ª Temporada
O guerreiro bruxo Geralt da Rivia (Henry Cavill) retorna em mais aventuras na adaptação seriada dos livros e games criados pelo polonês Andrzej Sapkowski nos anos 1990. A série surgiu com a intenção de arrebanhar o público órfão de Game of Thrones, da HBO.
O enredo da nova temporada ainda não foi divulgado. A previsão é que a série vá ao ar no segundo semestre, pois também foi prejudicada em suas gravações devido à pandemia.
4. Elite – 4ª Temporada
A série espanhola dedicada ao público adolescente retorna com novidades. Segundo foi divulgado, um novo elenco deverá participar da nova temporada. Entre os temas abordados até a 3ª temporada, estão alguns bastante polêmicos, como assassinato, masculinidade tóxica, racismo, xenofobia e homofobia, entre outros.
5. Expresso do Amanhã – 2ª Temporada
A série apocalíptica, baseada no filme homônimo do diretor Bong Joon Ho (Parasita, 2019), entra em sua segunda temporada no dia 26 de janeiro. Como as demais séries, Expresso do Amanhã foi prejudicada pela Covid-19. As gravações, retomadas em outubro de 2020, renderam os novos episódios.
A série acompanha um trem em movimento perpétuo que abriga os poucos sobreviventes do fim do mundo. Nesse espaço de confinamento os conflitos humanos e sociais reafirmam tudo o que existia no planeta antes deste se tornar inabitável.
FOTOS DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Eulália Isabel Coelho é jornalista, professora de cinema e escritora
bibacoelho10@gmail.com
Da mesma autora, leia outro texto AQUI