Neste 16 de abril é comemorado o Dia Mundial do Lazer: uma atividade que se torna ainda mais relevante na pandemia, pois muitas pessoas redescobriram a importância de encontrar formas de deixar o corpo e a alma mais leves em meio a tantas dores e preocupações.
Atividades esportivas, recreativas, culturais, artísticas, turísticas e de ócio tiveram de ser reinventadas e adaptadas à nova realidade para encontrar o seu espaço em meio às mudanças na rotina.
Com a restrição de aglomeração de pessoas, tivemos de nos afastar de muitos familiares, amigos e colegas de trabalho. Essa mudança também provocou uma desaceleração nas correrias da vida, que não nos davam tempo para usufruir ou dar valor às vivências que são importantes para a saúde.
É hora de aproveitar, sem culpa, um momento para si ou em família, de descobrir talentos que estavam escondidos ou até esquecidos, contemplar mais o que temos e menos o que buscamos ter, alimentar não só o corpo, mas também a alma.
Pensando na importância do bem-estar para a saúde como um todo, o Sesc tem se empenhado em adaptar atividades para que todos possam ter opções de lazer, apesar das restrições impostas pela pandemia. As atrações culturais migraram para o ambiente online, a academia está disponível tanto no espaço físico quanto no virtual e os desafios de ciclismo e corrida permitem que os esportistas mantenham hábitos importantes para a saúde física e mental sem participar de aglomerações.
Os idosos permanecem conectados fortalecendo a amizade, participando de bingos e até de bailes por meio das redes sociais e promovendo atividades de voluntariado sem sair de casa.
A pandemia não terminou, temos muito pela frente ainda neste ano de 2021, mas existe uma semente do bem chamada "momentos de lazer" que, depois de plantada, cuidada e irrigada diariamente, trará bons frutos e um corpo e mente mais fortes para as adversidades do dia a dia, com ou sem pandemia.
VIVA O DIA MUNDIAL DO LAZER!
Melissa Stoffel é coordenadora de Lazer do Sesc/RS