Caxias do Sul 26/11/2024

Projeto Ser Humano

A humanidade passa por momentos de transição, de evolução, de transformação
Produzido por Neusa Picolli Fante, 02/12/2022 às 08:14:04
Foto: Morgane Coloda

Me disse uma grande amiga: “Acredito que, uma hora dessas, Deus vai dar um DELETE no mundo pra começar tudo de novo, e, a partir daí, o Projeto Ser Humano terá início”.

E sim, me questiono, será que já iniciamos o delete, ou cada um vai realizando o seu individualmente? Ou, quem sabe, o individual e o coletivo se juntem num novo recomeçar.

A ganância, a prepotência, a maldade, incrustadas em alguns, momentaneamente mais poderosos, serão o caminho largo para chegar nesse delete. Desvalores sentidos que ficam cada vez mais evidentes nas pessoas, mostrando as curvas no caminho pelas quais precisamos trilhar, farão esse delete chegar.

Será a própria Covid, que nos atingiu, de maneira diferente, a cada um de nós, um “delete”? E nos insinuou: amplie seu olhar, perceba diferente, olhe pra dentro, vá com calma – enfim, tudo que ela nos propôs, com os aprendizados que se apresentaram. De qualquer forma, deixou inscrito em nós “Amplie seus horizontes!”, e isso por si só já basta.

A humanidade passa por momentos de transição, de evolução, me arriscaria a dizer de transformação, nas camadas mais sutis do ser humano. Sim, pois, além de sofrimentos e atrapalhações que emergem, vem o refletir de alguns, a atrapalhação pela não compreensão de outros... e o olhar divino que nos acolhe, acalma e mostra, através da nossa fé, que um bom continuar é possível...

Muita gente dizendo “tá difícil”. Outros engolindo sem água – aprendizados... Outros ainda não esmorecendo no seu fazer, e na esperança de tudo se acalmar. Só se justifica por um momento de novos começos, de fortalecimento apesar da dor sentida, além dos desatinos. Assim, refeitos, seguem o seu caminhar.

De qualquer forma, os aprendizados não são mais os mesmos, nós não somos mais os mesmos... Então o DELETE já se concretizou e estamos nascendo de novo de uma nova maneira... Enquanto morre uma parte nossa, nasce outra... Temos a oportunidade de nos libertar de tudo que não encaixa mais em nós, e nos construir de uma nova maneira, como nunca no passar da humanidade conseguimos.

E isso envolve o nascer do sujeito em atitudes de valor. Resgatar ou ainda construir, ir ao encontro desse valor plantado, não visto ou até ali ainda não construído. Muitas vezes, abdicar de seu desejo momentâneo em prol de algo muito mais transcendente, transformador, valoroso, também é identificado nesse momento.

Acima de tudo, estamos indo ao encontro dessa mudança, que confirma um novo nascer, de dentro pra fora. E que surge em nós como um lindo amanhecer – que nos encharca de luz, para que, com a serenidade vestida em nós, possamos nos inundar e servir de canal para que esses raios ao outro também possam chegar...

E, assim, novos aprendizados a palpitar e a se firmar. Nesse novo estar, não é tão difícil assim ficar...

Mas, principalmente, sente-se no seu colo, perceba as suas entrelinhas, as reflexões que chegam até você...

Neusa Picolli Fante é psicóloga clínica especialista em lutos e perdas. É palestrante e escritora, autora de oito livros: três de psicologia, três de crônicas e dois de poesia.

Da mesma autora, leia outro texto AQUI