Atuar no mercado internacional, seja exportando, importando ou por meio de parcerias com empreendimentos e entidades do exterior, traz inúmeros benefícios. Diminuir os riscos do negócio, não condicionando apenas ao contexto da economia local, gerar receita em moeda mais forte que a nacional e acessar incentivos fiscais variados estão entre eles.
Atento a esses benefícios, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS) firmou uma parceria com a Universidade de Durham, na Inglaterra. Com isso, lançamos orgulhosamente nesta quarta-feira, 16 de setembro, um projeto específico, visando estimular essa atitude entre as empresas associadas.
O Programa de Empreendedorismo Internacional desenvolvido pela Universidade de Durham oferece bases necessárias tanto para as empresas que pretendem iniciar no mercado internacional de forma sustentável quanto para as que querem elevar a competitividade de companhias que já estejam atuando no exterior.
Ao longo de fases do projeto, as participantes passarão por um diagnóstico, seguido da aplicação de ferramentas de trocas de experiências, treinamento, monitoramento e produção de diretrizes que irão nortear o negócio.
Atuar com a cultura da internacionalização dos negócios traz vantagens competitivas para as nossas empresas. Queremos estimular esse trabalho, pensando na qualidade da indústria regional, com maior capacidade e credibilidade junto a clientes, fornecedores e agentes financeiros.
* Paulo Spanholi é presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS)
Importante: o Programa de Empreendedorismo Internacional é gratuito e tem vagas limitadas. Mais informações pelo telefone (54) 3228-1855 ou pelo e-mail renan@simecs.com.br