Caxias do Sul 23/11/2024

Paralisia ou enfrentamento?

O momento atual oferece apenas dois caminhos, mas, para os empresários, ficar parado não é opção
Produzido por Magda Wormann, 01/09/2020 às 10:19:38
Foto: JÚLIO SOARES/OBJETIVA

Tenho feito muitas reflexões sobre como enfrentar os desafios impostos pelas mudanças causadas pela pandemia do coronavírus no mundo todo e, em especial, sobre como encarar as transformações nas relações de trabalho e na contabilidade. Sempre temos dois caminhos: a paralisia ou o enfrentamento.

No entanto, para nós empresários, a paralisia significaria não só o fim de nossos negócios como, na maioria das vezes, o fim de sonhos construídos ao longo de uma vida inteira. Então, num primeiro momento observando nossa própria empresa, percebemos que era preciso tomar ciência da situação e partir para o enfrentamento.

Da mesma forma, estamos passando adiante esta ideia para todos os clientes e amigos empreendedores. É preciso analisar com calma e encontrar, juntamente com pessoas experientes e qualificadas, novos caminhos para preservar nossos negócios e inúmeros empregos.

Devemos entender que o atual momento exige liderança dos gestores, inovação e tecnologia, independentemente do tamanho da empresa.

Se antes da Covid-19 administrar já estava longe de ser uma tarefa fácil, nos dias de hoje, mais do que nunca, é preciso ter coragem para enfrentar enormes desafios diários. Superar as inevitáveis preocupações e buscar a eficiência em todos os processos precisa ser uma rotina constante. Dentro desta realidade, ter uma gestão financeira assertiva assegura que tenhamos mais tranquilidade para a tomada de decisões, o que, em meu olhar, é algo indispensável.

A gestão financeira é um desafio de extrema importância para a sobrevivência de um negócio e sinaliza as ações e procedimentos administrativos, relacionados ao planejamento, execução, análise controle das atividades financeiras da empresa, com o intuito de obter o máximo de resultado.

Certamente quem não possuía um planejamento básico de suas finanças e pagamento de tributos está tendo muito mais dificuldades para superar este momento. No entanto, sempre é tempo de se começar a agir de forma preventiva, quando o assunto são as finanças da empresa.

Algumas sugestões para ter eficácia nesta área seriam fazer um cuidadoso planejamento financeiro, controlar seu fluxo de caixa, ter muito cuidado com as dívidas, reduzir custos e definir suas reais prioridades. Mesmo tendo pouco ou nenhum lucro neste ano, o importante é reinventar-se, descobrir novas vocações para o seu negócio e mantê-lo vivo. Acredito que, para a recuperação do atual cenário, ainda teremos pelo menos dois anos pela frente. E, nesta jornada, os profissionais de contabilidade serão fundamentais para orientação e recuperação da saúde financeira de seus clientes.

Agora é hora de atuar e aprender. É neste momento que todos nós vivemos na pele a máxima “Empreender é Aprender”, pois tenho certeza de que vamos sair dessa quarentena diferentes. Tudo terá uma nova dinâmica, porque os grandes avanços vêm depois de grandes desafios.

Magda Regina Wormann é diretora e fundadora da Meta Contabilidade