Um importante evento está chamando a atenção de todos para os vinhos produzidos em Caxias do Sul. Trata-se do 26º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos e Espumantes, ainda em andamento.
É um evento de suma importância porque quase todo mundo esquece que o município, hoje um famoso polo metal-mecânico, em nível internacional, continua cultivando os produtos que deram origem à indústria local, e também à sua cultura. Por sinal, o atual concurso está sendo realizado em São Romédio, que já foi chamado de “berço de Caxias”, porque foi o primeiro núcleo urbano da cidade, e a Igreja local foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado.
O Concurso é promovido pelas cantinas do município, que integram a Rede de Vinícolas de Caxias do Sul – Revinsul, e pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Smapa, com vários patrocinadores.
Para dar ideia da dimensão a que chegou esta edição de 2023, vão alguns dados:
- 39 vinícolas caxienses participam do concurso, e concorrem a quatro Troféus: Grande Ouro, Ouro, Prata e Bronze, em diversas categorias;
- 295 amostras foram inscritas, número recorde do evento, em vinhos de diversas variedades viníferas, nas categorias de tinto, rosé e branco, mais os sucos e espumantes (brut e moscatel);
- 27 profissionais fizeram a degustação, no dia 25 de julho: os avaliadores foram divididos em três bancas, degustando vinhos de mesa, sucos e espumantes.
O próximo passo será a festa de divulgação dos premiados, também na localidade de São Romédio.
Na grande maioria, as vinícolas participantes são familiares, o que mostra que as raízes plantadas um século e meio atrás continuam dando fruto. E em cada uma delas persiste a busca pela inovação e o investimento na qualidade dos vinhos. Uma e outra, inovação e qualidade, são os objetivos testados no Concurso.
Não apenas dou meu aplauso a esta 26ª edição do Concurso de Melhores Vinhos de Caxias do Sul: sou um inveterado apreciador dos vinhos aqui produzidos. Minha cantina predileta está também participando da degustação, e tenho certeza de que ela vai fazer bonito. Como sempre fizeram bonito os vinhos de Caxias do Sul.
José Clemente Pozenato é escritor e autor do aclamado “O Quatrilho”, que foi adaptado ao teatro pelo grupo caxiense Miseri Coloni; ao cinema por Fábio Barreto, concorrendo ao Oscar e transformado em ópera.
pozenato@terra.com.br
Do mesmo autor, leia outro texto AQUI