O marketing digital revolucionou - e ainda revoluciona - a forma de vender que surge e se consolida com a industrialização e o surgimento da comunicação de massa.
No mercado imobiliário não é diferente. Os anúncios, que antes eram no famoso “boca a boca”, agora estão em todos os lugares: em sites de imobiliárias, nas redes sociais e até em lista de transmissão no WhatsApp. Com tantas oportunidades na palma da mão, a poucos cliques, como se diferenciar e se posicionar no mercado?
Como esse mercado ainda é muito pulverizado e a concorrência é imensa, conquistar o seu nicho é a estratégia mais assertiva de marketing. Saber identificar o público-alvo e comunicar o seu serviço de forma eficaz são estratégias fundamentais para alcançar o sucesso. Muitas vezes, o relacionamento que a imobiliária estabelece no primeiro momento de contato é decisivo na jornada do cliente.
Com toda a ansiedade e imediatismo que caracteriza o consumo desses tempos, buscamos praticidade e agilidade em todos os tipos de atendimentos. E isso não é diferente quando estamos buscando um imóvel para alugar ou comprar.
Recentemente, vi uma pesquisa no Inman Connect sobre o mercado americano, que mostrava que o tempo de retorno de uma imobiliária em horário comercial é de até 8h, sendo que 35% dessas chamadas nunca são respondidas; muito parecido com a realidade brasileira. No entanto, temos um consumidor que espera ser respondido antes de 24 horas, e 85% deles querem um contato por WhatsApp.
E todos os profissionais do mercado imobiliário precisam estar de olho nisso. A Inteligência Artificial está presente em diversos processos e, até mesmo, em ferramentas destinadas a aprimorar o atendimento aos moradores de condomínios, síndicos, imobiliárias e seus clientes. Trazendo, dessa forma, para o centro da relação o conversacional - sem espera - tão importante nessa troca diária.
Com auxílio da IA, o atendimento acontece sem a necessidade de interação humana, bastando acessar o serviço via Whatsapp ou Webchat, no site da administradora e/ou imobiliária. Mas quando o caso é mais complexo, um especialista é direcionado e dá andamento ao atendimento.
Diferentemente do que muitos pensam, a Inteligência Artificial não vai tomar o lugar de bons profissionais, mas pode auxiliá-los nas tarefas diárias. Um corretor, por exemplo, pode utilizar as soluções tecnológicas que estão presentes em nossos serviços para fazer os anúncios dos imóveis. Com poucos comandos, a IA consegue criar textos criativos sobre comodidades, sobre o entorno do imóvel e tornar tudo mais atrativo e vendável. Assim, o profissional consegue investir mais tempo no que realmente importa: o relacionamento com seus clientes ou clientes em potencial, fazendo seu negócio crescer.
Porque, mesmo com todo avanço tecnológico, não podemos nos esquecer que, por trás de uma tela, existe uma pessoa e em 48% dos casos, esta pessoa ainda anda pelo bairro e olha plaquinhas de vende-se ou aluga-se para tomar a decisão do seu próximo lar.
Aquilo que se vende é muito relevante em uma estratégia de negócio, mas a maneira com que se faz isso e se relaciona com o cliente é ainda mais. Em tempos de machine learning que podem prever comportamentos, é ainda a conexão humana que constrói a lealdade.
Talita Zampieri é CMO (Chief Marketing Officer) do Grupo Superlógica.