Caxias do Sul 22/11/2024

O papel do RH nas transformações da sociedade

Os desafios modificaram nosso jeito de trabalhar, de se relacionar e, principalmente, de valorizar a vida
Produzido por Volmir André Paza , 03/06/2020 às 09:13:53
Foto: Tatiana Cavagnolli

Sabíamos que 2020 seria um ano desafiador, mas o que estamos percebendo é que muitas situações alteraram nosso planejamento. É inevitável iniciar esse artigo sem relacioná-lo à pandemia do Coronavírus e tudo o que isso implicou em nossas vidas profissionais e pessoais. Os desafios se tornaram outros, ganharam pesos muito maiores e transformaram nosso jeito de trabalhar, de se relacionar e, principalmente, de valorizar a vida.

Quase que de forma instantânea, nossas vidas mudaram radicalmente. Tudo que parecia normal e cotidiano passou a ser visto de outra forma. Nós, da ARH Serrana, procuramos agir sempre de acordo com as diretrizes e protocolos das instituições responsáveis por administrar esse drama social. Isso resultou no adiamento de muitos eventos, entre eles o Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos (ESARH), que aconteceria de 11 a 13 de maio em Bento Gonçalves e foi transferido para 9 a 11 de novembro, além do cancelamento de cursos e outras atividades previstas em nosso calendário.

Porém, o momento nos traz muitas reflexões. Temos de reavaliar nossas condutas diárias como profissionais e como pessoas. Estamos aprendendo a olhar para o mundo de forma diferente, percebendo que em nossa rotina nem sempre valorizamos coisas simples do dia a dia, entre elas a compreensão e a solidariedade, qualidades indispensáveis na vida em sociedade.

É também um momento de muito aprendizado, inclusive para as atividades profissionais, os novos formatos de trabalho que surgiram e que ainda estão por vir. Seguramente, teremos ou manteremos formas de trabalho até então impensáveis, que serão adotadas daqui pra frente. É por isso que cada vez mais o trabalho do profissional de Recursos Humanos, que comemora seu dia neste 3 de junho, ganha importância. São esses profissionais que estão preparados, mais do que nunca, para mostrar às empresas e organizações as principais mudanças em andamento no valoroso segmento da Gestão de Pessoas.

A ARH Serrana presta sua homenagem a esse segmento que sinaliza os desafios e as tendências do setor, lembrando que precisamos ser cada vez mais “adaptáveis” diante de novas formas de viver e trabalhar, estando juntos mesmo não estando próximos. Parabéns, RHs!

Volmir André Paza é presidente da ARH Serrana (Associação Serrana de Recursos Humanos)