De acordo com o balanço anual da Associação Nacional de Transporte de Passageiros sobre Trilhos (ANP Trilhos), o ano de 2022 representou um crescimento de 28% no volume de pessoas transportadas sobre os trilhos nas linhas metroferroviárias brasileiras. Foram 2,3 bilhões de passageiros em circulação no período.
Esse avanço contribuiu também com a ampliação da malha ferroviária em 22,7 quilômetros, que refletiu na geração de novos empregos formais, com a contratação de cerca de 38 mil trabalhadores.
Esses avanços estimulam a criação de novos projetos, como os do estado de São Paulo, que acabam de receber um financiamento do BNDES de R$ 10 bilhões, sendo R$ 6,4 bilhões para o Trem Intercidades, com trajeto entre São Paulo e Campinas, com previsão de início de funcionamento em 2029. A linha deve percorrer 101 quilômetros, com paradas em cidades importantes do estado, como Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos. Já os outros R$ 3,6 bilhões serão direcionados para a compra de 44 trens que circularão na Linha 2 Verde do metrô, que está em fase de expansão.
Os projetos que estão em andamento evidenciam o potencial da malha ferroviária brasileira e reforçam como ela pode impactar positivamente a sociedade. Nas áreas urbanas, por exemplo, os metrôs e trens ajudam a tornar os deslocamentos mais rápidos, refletindo no trânsito das grandes cidades, com menos carros nas ruas.
Diante da importância do segmento e seus desafios futuros, devemos destacar também o fortalecimento da indústria metroferroviária nacional, que, cada vez mais, demonstra sua preparação para contribuir com os avanços do país e atua ativamente em projetos para a renovação de material rodante. Nesse sentido, vale reforçar que não são apenas as indústrias que se fortaleceram, pois contamos também com profissionais altamente capacitados no segmento e que se dedicam ao desenvolvimento de soluções cada vez mais tecnológicas.
Um exemplo 100% nacional é a Marcopolo Rail, que reforça o pioneirismo de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, na criação de soluções de mobilidade. A companhia é responsável pelo desenvolvimento do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Prosper, que entrará em operação até o final de 2023 em Santana do Livramento (Trem do Pampa).
Trens do Sistema People Movers estão nos projetos da Marcopolo Rail
(Foto: Divulgação/Marcopolo)
Também estão entre os projetos da companhia os trens que farão parte do sistema de People Movers do Aeroporto Internacional de Guarulhos, com fornecimento para o consórcio Aerogru, com as unidades em fase final de produção, além de três composições de dois carros do tipo Prosper sendo entregues em 2024 para a EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária chilena.
Com todos esses avanços, enxergamos com otimismo o futuro do transporte metroferroviário de passageiros no Brasil e demais países da América Latina. As iniciativas inovadoras e a qualidade dos projetos desenvolvidos nacionalmente credenciam o Brasil como um importante player da indústria mundial.
Petras Amaral dos Santos é gerente executivo da Marcopolo Rail.