Após o período de incertezas provocado pela pandemia e as constantes mudanças no mercado de trabalho, sempre repito que as empresas que conseguem fidelizar seus colaboradores, tornando-os aliados nos constantes desafios do mercado, estão mais propensas ao sucesso.
Em outras oportunidades já relatei o quanto o clima organizacional é importante e reverbera positivamente nos negócios. Recentemente, o levantamento “Estado do local de trabalho global: Relatório de 2022”, liderado pela consultoria e analista de dados Gallup – com trabalhadores acima de 15 anos em mais de 160 países - revelou que antes do cenário pandêmico o engajamento dos colaboradores estava em aumento por uma década, entretanto, após a crise sanitária, estes sentimentos estagnaram, chegando a 21% o percentual de pessoas que realmente se sentem engajadas nas empresas em que atuam.
Na América Latina, entre os entrevistados, foi identificado um engajamento de 23%.
Quando observo estes dados, tenho certeza de que criar soluções internas para que os colaboradores compreendam e sintam que são aliados e fundamentais na engrenagem de cada companhia é urgente. Essa é uma fórmula eficaz para todo o cenário interno e externo.
Por aqui, na Marcopolo, estamos em meio aos processos de um programa de intraempreendedorismo chamado Marcopolo GO³, para que nossos colaboradores aproveitem sua expertise e vivência profissional para a criação de novos negócios em que serão protagonistas e empreendedores diretos. O que isso quer dizer? Significa que personificamos um provérbio chinês muito conhecido: “Ensine um homem a pescar e ele se alimentará por toda a vida”.
No GO³, uma equipe de especialistas de diferentes áreas de atuação recebe projetos baseados em iniciativas tecnológicas e inovadoras. O time de profissionais avalia, em conjunto com a Marcopolo Next, divisão de inovação da companhia, e a ACE Startups, maior aceleradora de startups da América Latina, os projetos com potencial para incrementar significativamente a experiência do cliente, além de novas tecnologias para aumentar a eficiência operacional, sempre focado na melhoria dos produtos e serviços.
O programa já mostra sinais de ampliação do engajamento interno, com programas já inscritos. Para nós, incentivar o desenvolvimento desse pensamento empreendedor, aumentar o repertório de negócios e dar visibilidade às ideias para as lideranças da companhia, são fundamentais para apoiarmos efetivamente a implementação de algumas inovações. Escolhidas ou não, as iniciativas dos colaboradores são valorizadas e podem vislumbrar novos caminhos mais assertivos para os negócios da Marcopolo e, principalmente, para as pessoas que pensaram e desenvolveram cada uma delas.
Os participantes dos projetos selecionados terão treinamentos e formações para ampliar o avanço no processo e os finalistas receberão uma imersão nos Ecossistemas de Inovação de São Paulo e de Florianópolis. O projeto que mais se destacar será premiado com uma viagem internacional para participar da Busworld Europe 2023 – maior feira de ônibus do mundo.
Os treinamentos, a aceleração dos projetos e a premiação são peças de uma estratégia macro para engajar e reconhecer os talentos dentro da companhia. Acredito que toda a indústria deve investir ativamente no engajamento de seus colaboradores. Por aqui, na Marcopolo, fazemos a nossa parte para incentivar uma economia mais participativa e colaborativa.
James Bellini é CEO da Marcopolo, com sede em Caxias do Sul, líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e entre as maiores do mundo. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.