Empreender e inovar de diversas maneiras tornou-se essencial para garantir não apenas a relevância no mercado, mas também escalar um negócio significa expandir suas operações de forma a aumentar sua capacidade de atender a uma demanda maior, sem elevar os custos.
Tradicionalmente, isso envolvia expandir a produção, abrir novas filiais ou aumentar a força de trabalho. No entanto, o conceito de escala evoluiu com o advento da tecnologia. Agora, as empresas podem alcançar um público global sem necessariamente expandir fisicamente suas operações. A digitalização e a automação oferecem novas possibilidades de escala, permitindo que as companhias alcancem novos mercados com menos recursos.
Durante a minha trajetória, entendi que inovação não se limita a desenvolver novos produtos ou serviços. Ela também envolve encontrar formas diferentes de operar, distribuir e interagir com os clientes. Para escalar, é crucial que as empresas não apenas adotem inovações tecnológicas, mas também reconsiderem seus modelos de negócios e estratégias operacionais. Por exemplo, o surgimento dos modelos de negócios baseados em assinatura ou freemium demonstrou como a inovação nos modelos de receita pode transformar mercados inteiros.
Além disso, a rápida mudança e as expectativas crescentes dos consumidores ou catástrofes como a pandemia e as enchentes do Rio Grande do Sul podem criar um ambiente de alta pressão. As corporações devem se preparar para gerenciar esses desafios, garantindo que suas inovações sejam sustentáveis e que suas estratégias de escalabilidade sejam bem planejadas.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil teve 2,7 milhões de novas empresas abertas no ano de 2023. Isso comprova que o empreendedorismo e a inovação andam de mãos dadas. As companhias que conseguem combinar criatividade, tecnologia e uma cultura organizacional sólida estão melhor posicionadas para não apenas escalar, mas também prosperar em um mercado global cada vez mais dinâmico. Portanto, abraçar a inovação e pensar fora da caixa não é apenas uma vantagem competitiva; é o caminho para um futuro de sucesso sustentável e significativo.
Assim, focar na criação de um novo propósito faz a diferença no mundo. Em um ambiente onde a única certeza é a mudança, abraçar diversidade de abordagens é fundamental para construir um futuro próspero para si e para quem está à sua volta acompanhando o negócio desde o início.
Veronicah Sella é cofundadora da Criamigos, empresa de experiências interativas, emocionais e encantadoras.