O esporte ultrapassa as fronteiras do lazer e da saúde, atuando como uma ferramenta essencial na transformação social e econômica. Nesse sentido, incentivar sua prática significa investir no futuro do país, pois ele ensina habilidades como disciplina, trabalho em equipe e resiliência, preparando os jovens para os desafios da vida.
Eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas ampliaram o interesse daqueles que se identificam com o universo esportivo e, com isso, diversas empresas encontraram oportunidades de negócio. Prova disso é que, nos últimos anos, muitas marcas têm buscado no esporte uma maneira de potencializar suas vendas, utilizando-o como um eficiente veículo de comunicação com seu público consumidor. Assim, as companhias investem não só na divulgação dos seus produtos, como em parcerias e patrocínio de atletas.
Dessa forma, o investimento nesse setor vai além de proporcionar uma maior visibilidade para a marca e permite se associar a valores positivos e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e próspera. Mais do que nunca, ele também é imprescindível para a formação e capacitação de atletas que, na maioria das vezes, precisam de subsídios para se manter.
Uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto de Pesquisa Opinion Box, intitulada "Esportes para Todos? O Impacto do Dinheiro na Formação de Atletas no Brasil", revelou os desafios enfrentados pelos esportistas. Entre os principais obstáculos estão problemas financeiros como a necessidade de trabalhar (39%), falta de incentivos (32%) e escassez de recursos (27%).
Além disso, a pesquisa mostrou que 69% dos participantes concordam que o acesso ao crédito é essencial para fornecer o suporte necessário aos desportistas. Os dados mostram ainda que os investimentos são destinados a treinamentos, materiais esportivos e uniformes, permitindo-lhes se dedicar integralmente a suas carreiras.
Diante desse cenário, fica evidente que o patrocínio aos atletas e eventos esportivos vai além do marketing; trata-se de uma estratégia para apoiar o desenvolvimento humano e fortalecer a sociedade. Atletas patrocinados demonstram como o estímulo contínuo pode levar a resultados extraordinários.
Assim, pode-se afirmar que o apoio de empresas privadas e do governo desempenha um papel crucial no desenvolvimento esportivo do país, contribuindo para o crescimento e a inclusão de talentos em grandes competições, ao mesmo tempo em que auxilia no amadurecimento pessoal e social dos esportistas, preparando-os para superar obstáculos e aproveitar as oportunidades.
Tatiana Schuchovsky Reichmann é CEO da Ademicon.