Desenvolver a gestão estratégica de energia para empresas de todos os segmentos, nos mais variados ramos de atividade e de todos os portes, se configura em uma atividade vital nesses tempos modernos, em que a mudança da matriz energética para opções mais econômicas e mais limpas é uma tendência mundial consolidada.
Por meio de uma gestão qualificada, é possível reduzir custos desse insumo tão importante no nosso dia a dia. Identificar e oferecer oportunidades de otimização do consumo de energia elétrica e promover sustentabilidade integram o leque de serviços que uma empresa de gestão energética se propõe a oferecer.
Diante de todas as variáveis relacionadas ao perfil do consumidor, nicho de atividade, cidade de atuação, condições mercadológicas, entre outras, para que se possa ter uma atuação efetiva e apresentar produtos, serviços e melhor resultado para os clientes, a personalização da solução a ser ofertada é uma característica imprescindível da empresa prestadora dos serviços de consultoria.
A customização é de extrema importância, pois o perfil de consumo, a sazonalização do consumo e o planejamento de cada empresa são diferentes e deve-se considerar cada particularidade para que se possa ser assertivo no planejamento e na gestão do trabalho a ser efetuado.
Destaco que a personalização também é importante para a experiência do cliente nas diversas etapas em que a consultoria atua. Além da estilização do produto ou serviço, é preciso direcionar o conteúdo, as formas de comunicação e o atendimento, que aproxima e valoriza a relação com os clientes.
Essa característica de trabalho permite desenvolver outro pilar fundamental para o sucesso dos clientes: o Relacionamento.
A construção do relacionamento engloba toda a experiência do cliente com a empresa de consultoria e objetiva encantá-lo, manter um vínculo de longo prazo e torná-lo um defensor da marca do fornecedor. Os esforços são direcionados para que toda a interação seja um momento para compartilhar conhecimento, saber mais sobre a empresa parceira e, principalmente, estreitar laços.
Quanto mais houver relacionamento, mais fácil será compreender o comportamento e as jornadas dos clientes. Assim, a atuação passa a ser proativa, criando-se uma parceria estratégica entre ambos, o que permitirá construir soluções perfeitas junto ao cliente.
Para atingir o nível máximo de relacionamento, é preciso buscar alinhar constantemente as perspectivas e expectativas do cliente, verificando com frequência se o que está sendo entregue atende ao que é desejado por ele. O objetivo nessa etapa é superar a expectativa criada.
Buscar sempre a antecipação de soluções de alguma oportunidade ou de enfrentamento de um desafio tem de ser uma premissa constante. Todavia, se faz necessário estar sempre pronto para atender o consumidor quando há uma solicitação. Disponibilizar o canal de comunicação de escolha do cliente e procurar atendê-lo com o menor tempo de resposta possível, sem descuidar da atenção, clareza, assertividade e transparência acerca do tema abordado, são ações constantes.
Uma competência para relacionamentos de longo prazo é a empatia. Compreender os riscos do cliente é um ponto chave para identificar as melhores oportunidades para otimizar resultados. Além disso, por meio da honestidade, da ética e da transparência, é possível conquistar a confiança, imprescindível para um duradouro relacionamento.
As ações adotadas visando ao sucesso do cliente também significam o sucesso da consultoria. Isso só é possível atuando com uma equipe em constante aprendizado e focada no cliente, mantendo parcerias de longo prazo e, o mais importante, com resultados positivos constantes, valorizados e promotores da marca.
Daniel de Barros Cardoso é gerente Administrativo da Perfil Energia, empresa de gestão estratégica de energia, com sedes em Caxias do Sul (RS) e em Joinville (SC).