Caxias do Sul 21/11/2024

Gentileza no ambiente corporativo

Dicas para exercitar a cortesia e a simpatia no trabalho, como alavancas para o sucesso
Produzido por Domingos Sávio Zainaghi , 31/10/2024 às 07:23:54
Domingos Sávio Zainaghi é advogado, professor universitário, jornalista e especialista em ciências humanas
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Quem nunca se sentiu chateado por causa da atitude de um colega de trabalho? Ou ficou com medo de emitir uma opinião durante uma reunião porque alguém parecia pouco receptivo às ideias? Situações como essas são comuns no meio profissional, por isso, praticar a gentileza é um exercício diário e imprescindível para promover melhores relações entre colaboradores e clientes.

É a cordialidade, inclusive, que pode definir o sucesso de um empreendimento ou da carreira de alguém. Exercitar a cortesia, simpatia e educação pode ser a chave para abrir caminhos a novas oportunidades de emprego e crescimento profissional.

Pensando nos benefícios da gentileza no âmbito do trabalho, preparei quatro sugestões que podem auxiliar os profissionais a terem mais prosperidade e firmarem melhores relações no universo corporativo. Confira:

1 – Chame as pessoas pelo nome

Adquira o hábito de chamar as pessoas pelo nome e não pela função ou pronomes de tratamento apenas. Se alguém vai atender você e não se apresentou, pergunte como deve chamá-lo ou procure o crachá. Também evite fazer brincadeiras com os nomes das pessoas, e, se as fizer, que sejam doces, como demonstrações de apreço.

2 – Seja um bom ouvinte

Muitos têm uma ansiedade para falar. Algumas pessoas são até compulsivas e não deixam que os outros terminem suas histórias, pois estão sempre interrompendo para contar as delas. Então, quando alguém estiver falando sobre algo, contenha seu impulso de interromper, porque isso afasta as pessoas. Deixe o outro brilhar quando estiver contando uma história.

3 – Corrija sem ofender

Ninguém gosta de ser corrigido, principalmente em público, mas haverá momentos em que será necessário corrigir alguém. Aliás, essa é uma primeira recomendação: não utilize a palavra “crítica”, pois ela vem carregada de um simbolismo negativo; uma alternativa é dizer “aconselhamentos” ou simplesmente “conselhos”.

Antes de fazer apontamentos a equívocos, inicie por exaltar os pontos positivos, tecendo elogios sinceros. Por exemplo, um subordinado que falta muito sem justificativa pode ser abordado com ameaça de demissão ou suspensão, mas isso azedaria a relação. Fale com esse colaborador sobre o valor do emprego e até que a empresa não quer perdê-lo, pois, tirando essas ausências, ele é um colaborador com muitas virtudes.

4 – Admita seus erros

Ninguém gosta de reconhecer falhas ou admitir que tomou uma decisão equivocada. No entanto, é importante ter a humildade de reconhecer um erro, porque isso permite aprender e crescer como ser humano, além de aliviar uma carga ruim. Admitir os erros é o primeiro passo para corrigir equívocos e evitar repeti-los no futuro. É uma demonstração de maturidade e de autorresponsabilização pelas próprias ações.

Domingos Sávio Zainaghi é advogado, professor universitário, jornalista, especialista em ciências humanas e palestrante no Brasil e mais de 20 países. É mestre e doutor em Direito do Trabalho pela PUC-SP, e pós-doutor em Direito do Trabalho pela Universidad Castilla - La Mancha, na Espanha. Pós-graduado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Sociologia, História e Filosofia pela PUC-RS.