Por Eulália Isabel Coelho
Se Wes Anderson é um nome desconhecido para você, é hora de conhecê-lo. O cineasta texano, nascido em 1969, reservado e polido (segundo seus colegas), joga na tela toda a sua carga criativa. Os visuais extravagantes de seus filmes (veja Nos Fotogramas) extrapolaram os limites da tela.
Sua influência na moda, arquitetura e decoração de interiores (inspirou até papel de parede) é tão notável que alguns projetos se ocuparam em replicar seu estilo. Grifes famosas, restaurantes, bares, hotéis e até uma padaria na Ucrânia flertam com seu universo ficcional. Anderson, inclusive, projetou o Bar Luce para a Fondazione Prada, em Milão.
O artista, formado em filosofia, compõe minuciosamente a ambientação de suas obras. Elementos do design como simetria, pela qual é obcecado, e paletas cromáticas nostálgicas são a sua marca. O diretor produz uma camada visual única e identificável por quem já assistiu a algum de seus filmes, cuja estética apurada alia-se à ironia de suas histórias e personagens.
Wes Anderson quando criança queria ser arquiteto, na adolescência, escritor. Nesse tempo, filmava e dirigia seus dois irmãos com uma Super8 em histórias que inventava. Com o cinema, uniu suas paixões, sofisticando-as em uma peculiar aura vintage. O resgate do passado, sem definir datas, figura em todas as suas criações.
O cineasta revelou em entrevista que cria tudo do zero, porque gosta da ideia de imaginar o espaço inteiro conforme sua inspiração. É consenso que Wes Anderson tem assinatura própria em todas as suas obras, mas isso não significa que execute sozinho suas ideias.
Adam Stockhausen, Anna Pinoock e Annie Atkins são os designers de produção com quem costuma trabalhar. Junto com Anderson, eles elegem locações, móveis e objetos que vão figurar nos filmes, muitos deles criados especialmente para suas obras. A arte visual da narrativa cinematográfica, resultado das escolhas de cor, texturas e outros elementos, cria a atmosfera desejada pelo cineasta e seu diretor de fotografia.
O criativo Wes Anderson brinca com as cores
Anderson, que é também roteirista de seus filmes, envolve-se em todos os processos, produção, figurino, maquiagem, trilha sonora e tudo o que moldará suas engenhosas fantasias. É isso que produz o aspecto autoral de suas obras (assinatura). Assim se dá a construção imagética de sua arte, capaz de fazer o espectador acreditar no universo ficcional que ele propõe.
O lúdico permeia sua filmografia, que inclui duas incríveis animações em stop-motion, “O Fantástico Sr. Raposo” (2009) e “Ilha dos Cachorros” (2018). O diretor ama miniaturas e as cria para seus filmes. É como se Anderson fosse ainda um menino a brincar de ser arquiteto, só que agora ele nos convida à brincadeira. Entre nela também!
ESTILO ANDERSONIANO PELO MUNDO
Bar Luce, em Milão, projetado pelo cineasta
Padaria na Ucrânia, ambientação divertida
Escritório em Wisconsin, em tom sobre tom
Restaurante em Kanpur (Índia) em “pink zebra”
NOS FOTOGRAMAS
Confira o universo visual e cromático, elencos e trailers de quatro obras do cineasta:
O GRANDE HOTEL BUDAPESTE (2014)
A obra conjuga magistralmente todo o talento estético amadurecido por Wes Anderson desde seu primeiro filme. Recebeu Oscar de Melhor Design de Produção, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Cabelo e Melhor Trilha Sonora.
Com Ralph Fiennes, Adrien Brody, Tilda Swinton, Saoirse Ronan, Bill Murray, Eduard Norton, Willem Dafoe, Jude Law, Owen Wilson e F. Murray Abraham, entre outros.
Assista ao trailer de “O Grande Hotel Budapeste” AQUI
MOONRISE KINGDOM (2012)
Recebeu o prêmio de Melhor Filme no festival novaiorquino Ghotam Awards.
Com Edward Norton, Bruce Willis, Bill Murray, Tilda Swinton, Frances McDormand, Jason Schwartzman e Kara Hayward, entre outros.
Assista ao trailer de “Moonrise Kingdom” AQUI
VIAGEM A DARJEELING (2007)
Filmado na Índia, aproveita a variedade cromática do local.
Com Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwartzman, Angelica Huston e Amara Karan, entre outros.
Assista ao trailer de “Viagem a Darjeeling” AQUI
OS EXCÊNTRICOS TENENBAUMS (2001)
Com Angelica Huston, Gwyneth Paltrow, Gene Hackman, Owen Wilson, Luke Wilson, Ben Stiller, Danny Glover e Bill Murray. Narração de Alec Baldwin.
A personagem Margot, interpretada por Gwyneth Paltrow, dá nome ao bar do Four Seasons Hotel de Atlanta. Em Porto Alegre, o Bar/Clube Margot, também homenageia a personagem e a estética andersoniana.
Assista ao trailer de “Os Excêntricos Tenenbaums” AQUI
Glamour e texturas no Margot de Atlanta
Wes Anderson também faz incursões pelo mundo da publicidade criando comerciais com seu estilo único. Estes três são incríveis!
H&M - “Come Together”, estrelado por Adrien Brody, inspirado em “Viagem a Darjeeling”
Assista AQUI
Prada – “Candy L'Eau”, estrelado por Léa Seydoux
Assista AQUI
American Express – “My Life, My Card”, estrelado pelo próprio Anderson e sua equipe
Assista AQUI
DE OLHO NO SET
Wes Anderson gosta de trabalhar com os mesmos atores. Um deles, Owen Wilson, foi seu colega de quarto na universidade e parceiro também em alguns roteiros.
“The French Dispatch”, novo filme do diretor será lançado em julho ou no decorrer de 2020, dependendo da situação da pandemia de Covid-19.
Um elenco notável participa do novo longa, entre eles: Bill Murray, Owen Wilson, Adrian Brody, Benício del Toro, Tilda Swinton, Léa Saydoux, Kate Winslet e Elisabeth Moss.
Assista ao trailer AQUI
No livro “The Wes Anderson Collection”, o jornalista e crítico de cinema Matt Zoller Seitz, apresenta a vida e obra do cineasta.
No filme “A Vida Marinha com Steve Zissou”, o músico brasileiro Seu Jorge, canta versões de músicas de David Bowie.
Eulália Isabel Coelho é jornalista, professora de cinema e escritora
e-mail: bibacoelho10@gmail.com
Leia também, da mesma autora: 'A VASTIDÃO DA NOITE' É SUGESTIVO E ORIGINAL