Caxias do Sul 22/11/2024

E a Framboesa de Ouro de Pior Filme vai para...

Enquanto o resultado não sai, conheça os dez grandes vencedores da premiação que acontece antes do Oscar
Produzido por Eulália Isabel Coelho, 17/04/2021 às 10:47:44
Foto: LUIZ CARLOS ERBES

Por Eulália Isabel Coelho

O prêmio Framboesa de Ouro, o Golden Raspberry Awards, conhecido como o Oscar reverso, recompensa os piores do cinema em várias categorias, incluindo as tradicionais, como filmes, diretores, atores e atrizes, e tem as suas próprias, por sinal, bem engraçadas.

A cerimônia, agora virtual, acontece no próximo sábado, 24 de abril, como tradicionalmente, antes da premiação do Oscar da Academy Awards, agendada para 25 de abril, domingo.

Criado pelo crítico e publicitário John Wilson em 1980, o prêmio é uma framboesa de plástico sobre um filme Super-8, pintado com tinta dourada. Alguns dos agraciados aceitam a premiação e entram na brincadeira, enquanto outros a rejeitam.

Sandra Bullock, por exemplo, curtiu quando foi eleita Pior Atriz em 2009, por Maluca Paixão. Ela foi receber o prêmio, fez discurso e levou um carrinho com DVDs do filme aos presentes para que se certificassem de que ela realmente era a pior. Ironicamente, na noite seguinte, ela venceu o Oscar de Melhor Atriz por Um Sonho Possível.

Assista ao vídeo do discurso de Sandra Bullock (sem legendas) AQUI

Sandra Bullock divertiu-se com troféu de Pior Atriz

O fato é que o Razzie, como é carinhosamente chamado, é superdemocrático, sua “academia” conta com internautas, cinéfilos e jornalistas. Desde 2012, os visitantes do site Rotten Tomatoes, que contém críticas de cinema e televisão, também podem votar.

Nesse ano, na 41ª edição do prêmio, lideram a lista dos piores filmes, Dolittle, com Robert Downey Jr. e 365 Dias, sucesso da Netflix, com seis indicações cada. Os demais concorrentes são: Absolute Proof, Ilha da Fantasia e Music.

O Framboesa deste ano inventou uma honraria bem engraçada, a Pior Dupla em Cena. As indicações são para “Harrison Ford & um cachorro digital falso, por O Chamado da Floresta” e “Adam Sandler & sua voz irritante, por O Halloween do Hubie, entre outros.

Títulos como 50 Tons de Cinza (2015), Batman Vs Superman: A origem da Justiça (2016) e Esquadrão Suicida (2016) já foram indicados e receberam suas Framboesas. Estrelas como Ben Aflleck, Adam Sandler (olha ele de novo!) e Madonna já encabeçaram a lista dos piores por suas atuações.

O filme Cada um Tem a Gêmea Que Merece (2011) é, até hoje, o maior ganhador do prêmio com dez troféus, abraçando todas as categorias daquele ano. Como se não bastasse um personagem ruim, Adam Sandler (não é que ele é campeão?) interpreta dois, Jack e sua irmã gêmea Jill.

Confira a seguir dez dos maiores vencedores do Razzie na categoria Pior Filme. Divirta-se!

MAMÃEZINHA QUERIDA (1982)

Fay Dunaway, filme quase enterrou sua carreira

Dirigido por Frank Perry, o filme foi indicado a nove categorias e recebeu seis prêmios. Faye Dunaway, que entrou na pele de Joan Crawford (1904-1977), recebeu o Framboesa de Pior Atriz.

O enredo gira em torno da veterana atriz Joan Crawford em adaptação do best-seller escrito por sua filha adotiva, Christina Crawford, que revela a tirania e os maus tratos da mãe.

Em entrevista à People, a atriz se disse arrependida de ter feito o longa. Com uma péssima experiência nas filmagens, ela considera o filme “caricato e explorativo”. A obra, segundo ela mesma, foi responsável pelo revés em sua carreira.

Show de horrores, no mínimo.

Assista ao trailer (sem legendas) AQUI

SHOWGIRLS (1995)

Elizabeth Berckey em obra considerada vulgar

A obra de Paul Verhoeven ganhou oito prêmios, e é considerada o Pior Filme da Década de 90 e o Pior Drama dos 25 Anos do Framboesa de Ouro.

A trama traz uma garota, Nomi Malone, interpretada por Elizabeth Berckey, que vai para Las Vegas, fugindo de seu passado (sobre o qual nunca se fala) e acaba se tornando stripper.

O filme aposta em muitas cenas de nudez gratuitas e foi taxado à época de “brega, vulgar e deselegante”.

Um completo desastre.

Assista ao trailer (sem legendas) AQUI

A RECONQUISTA (2000)

John Travolta, o pior, sozinho ou acompanhado

O filme de Roger Christian, ganhou nove Framboesas de Ouro, uma para John Travolta como Pior Ator. Ele repetiria a dose anos mais tarde.

Entre os prêmios, o mais engraçado foi “Dupla na Tela: Travolta e qualquer outro que contracene com ele”. A obra também recebeu o prêmio especial de Pior Filme da Década em 2010.

A história tem um pé na Cientologia, seita da qual Travolta faz parte, e é baseada em livro de L. Ron Hubbard, seu fundador.

Um megafiasco ou, como preferem alguns, “filme lixo”.

Assista ao trailer (sem legendas) AQUI

CONTATO DE RISCO - GIGLI (2003)

Affleck e J. Lo, ruins em filme equivocado

Agraciado com sete Framboesas de Ouro, o filme é um mix de comédia romântica, drama e thriller policial que não diz a que veio, tanto que é considerado um equívoco artístico, comercial e intelectual.

Os astros Ben Affleck e Jennifer Lopez receberam os prêmios de Pior Ator e Pior Atriz. À época eles formavam um dos casais mais comentados do universo das celebridades, mas noivaram por pouco tempo.

O longa, que afundou nas bilheterias (custou 54 milhões de dólares e só conseguiu faturar 6 milhões nos EUA), foi ferozmente atacado pela crítica e renegado pelos espectadores.

Deu ruim!

Assista ao trailer (sem legendas) AQUI

MULHER-GATO (2004)

Halle Berry: nem o figurino salva sua performance

Quatro Framboesas de Ouro, entre elas Pior Atriz para Halle Berry (que foi receber o prêmio!) e Pior Diretor para o francês Pitof.

No seu filme solo, Catwoman, antagonista de Batman, vive entre a criminalidade e o heroísmo numa história que ficou longe de dar certo.

O roteiro é considerado vergonhoso, a trilha sonora ruim e a direção de atores, péssima. Parece que a Mulher-Gato não funciona sem a trupe de Super-Heróis.

Nem com catnip!

Assista ao trailer (sem legendas) AQUI

EU SEI QUEM ME MATOU (2007)

Lindsay Lohan não agrada em suspense frágil

O thriller adolescente dirigido por Chris Sivertson recebeu sete das nove indicações na cerimônia, como Pior Filme de Terror, Pior Roteiro e Pior Atriz para Lindsay Lohan.

O enredo envolve Aubrey Flaming, sequestrada por um serial killer que mutila suas vítimas. Ela é encontrada semanas depois do cativeiro, inconsciente, em uma floresta. Resgatada, é hospitalizada e assume outra personalidade chamada Dakota Moss.

Poderia ser um bom suspense, mas não deu certo, nem o clima ameaçador dá conta disso.

Dos piores!

Assista ao trailer (sem legendas) AQUI

CADA UM TEM A GÊMEA QUE MERECE (2011)

Adam Sandler, insuportável e em dose dupla como Jill e Jack

É o único filme até o momento a faturar os prêmios em todas as categorias com dez Framboesas nas mãos.

Cada um tem a Gêmea Que Merece é uma comédia besteirol sem a mínima graça com Adam Sandler fazendo os papéis de Jack e Jill, sua irmã. O enredo? Melhor deixar pra lá.

Terrível é que o grande Al Pacino está no elenco no papel dele mesmo (ainda bem!), mesmo assim, é trágico vê-lo em uma idiotice dessas. Totalmente desnecessário para um ator premiadíssimo como ele.

Sem noção!

Assista ao trailer legendado AQUI

CINQUENTA TONS DE CINZA (2015)

Dakota e Jamie, prêmio de Pior Dupla na Tela

Levou cinco prêmios, entre eles, Pior Ator para Jamie Dornan e Pior Atriz para Dakota Johnson, que ainda receberam o troféu Pior Dupla na Tela.

O Pior Roteiro também foi para 50 Tons por sua falta de conteúdo e diálogos sem vigor que contribuem para a fragilidade narrativa do filme. Apesar disso, tornou-se supersucesso de bilheteria.

O longa, inspirado na trilogia erótica da escritora E.L. James, concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original por “Earned It”.

Desastroso define.

Assista ao trailer legendado e expandido AQUI

BATMAN VS SUPERMAN – A ORIGEM DA JUSTIÇA (2017)

Ben Affleck e Henry Cavill, Pior Combo em Cena

Ganhou quatro Framboesas, incluindo Pior Ator para Ben Aflleck, que repetiu a dose de 2003 por Contato de Risco.

O filme recebeu o prêmio de Pior Prólogo/Remake/Adaptação/Sequência e Pior Combo em Cena para Ben Affleck (Batman) e Henry Cavill (Superman).

Ainda assim, o site ScreenRant defende que esse é o filme de herói mais importante de todos. Para saber mais, leia matéria da Rolling Stone (em português) AQUI

Não deu liga!

Assista ao trailer legendado AQUI

CATS (2020)

Nem Judi Dench salva a adaptação do musical Cats

O filme do oscarizado Tom Hooper, com elenco estelar (Taylor Swift, Judi Dench, Idris Alba, entre outros), conquistou seis Framboesas de Ouro.

Pior Filme, Diretor, Ator Coadjuvante (James Corden), Atriz Coadjuvante (Rebel Wilson) e Roteiro.

A premiação mais hilária é a de “Pior Combo para qualquer combinação de duas ou mais bolas de pelo meio humana meio felina que dividiram a cena”.

Adaptado do famoso musical da Broadway, o longa não foi bem recebido nem pelos críticos nem pelo público. Para se ter uma ideia, David Rooney, da Hollywood Reporter, apelidou o filme de “cat-tastrófico”.

Bizarro. Miau!

Assista ao trailer legendado AQUI

Eulália Isabel Coelho é jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica, especialista em cinema e escritora

mail bibacoelho10@gmail.com

Da mesma autora, leia outro texto AQUI