Caxias do Sul 24/11/2024

Desafios modernos do corretor de imóveis

Muito além de “oferecer um imóvel”, é preciso assessorar com segurança e agilidade
Produzido por Cristina D´Arrigo, 27/08/2021 às 08:15:43
Foto: ARQUIVO PESSOAL

O papel do corretor de imóveis, que tem seu dia comemorado em 27 de agosto, sempre esteve muito além de procurar e encontrar um imóvel adequado ao seu cliente. Porém, com a agilidade e a facilidade de acesso que todos têm atualmente a qualquer informação pela internet, isso ficou ainda mais evidente.

Qualquer pessoa consegue “encontrar um imóvel”, porém, é preciso muito conhecimento técnico e experiência para vender ou assessorar em uma compra segura e ágil.

Cabe ao corretor e às empresas intermediadoras estarem atentos ao produto, conhecê-lo física e documentalmente, buscar opções vantajosas de crédito para aquisição, agilizar burocracias e acompanhar o processo até sua conclusão.

Entre os desafios dessa profissão ainda está conhecer os trâmites de tudo que envolve uma negociação. Saber o papel da prefeitura, dos cartórios, do Registro de Imóveis. Este profissional pode e deve estar engajado, participando ativamente de alterações de plano diretor, conhecendo projetos. O bom corretor orienta seu cliente sobre o quanto uma construção ou reformas valorizariam o imóvel ou, da mesma forma, talvez nem valha o investimento. Ele alerta para despesas documentais de aquisição, controle de Imposto de Renda e tem, entre suas qualificações, inúmeros diferenciais que estão cada vez mais distantes do simples fato de “oferecer um imóvel”.

Quando converso com os corretores da região, sempre pergunto a eles que tipo de Assessoria Imobiliária gostariam de receber? Essa simples reflexão faz com que eles valorizem o árduo trabalho que têm para serem melhores a cada dia.

Outra qualidade fundamental do corretor de imóveis é ser ágil, buscar conhecimento quanto às ferramentas disponíveis e aprimorar constantemente o seu atendimento. A agilidade é responsável por grande parte dos negócios bem-sucedidos.

Como órgão fiscalizador, o CRECI - RS (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul) teria como obrigação exclusiva a fiscalização do exercício ilegal da profissão, mas vamos além. Trabalhamos pela qualificação de nossa classe.

Como delegada do CRECI/RS, tenho me dedicado a divulgar os inúmeros benefícios que a categoria dispõe gratuitamente. Intervir sempre que necessário em denúncias e acionar fiscalização, divulgar cursos disponíveis como: Curso calculadora HP 12C, Curso sobre documentação imobiliária, Fotografia Imobiliária, Inferência Estatística, Lucro Imobiliário, Prevenção Lavagem de Dinheiro, Perito Judicial - cursos totalmente gratuitos e à distância, com custo zero para os corretores de imóveis. Além disso, temos diversos parceiros engajados no Clube de Benefícios, parceiros que oferecem descontos fantásticos. Entre eles, postos de combustíveis, clínica multissaúde, escola de idiomas, restaurantes, clínicas odontológicas, cabeleireiros e muitos mais.

Oferecemos ferramentas para atualização de mercado e buscamos diariamente a valorização dos corretores como profissionais. Convidamos a todos que acessem os recursos oferecidos pelo CRECI-RS e estejam engajados em prol da qualificação profissional de todos.

Cristina D’Arrigo é delegada regional e conselheira do CRECI-RS