Caxias do Sul 21/11/2024

De olho nas profissões do futuro

A engenharia industrial e o direito digital precisam estar na pauta das empresas
Produzido por Ciane Meneguzzi Pistorello , 26/06/2023 às 10:02:47
Foto: ARQUIVO PESSOAL

É difícil separar do cotidiano o universo de tecnologia e os seres humanos. Digo isso porque o que era considerado “coisa do futuro” é nosso atual presente e, assim, as empresas precisam, urgentemente, de atualização para “não ficarem para trás”.

Sempre foi uma realidade a competitividade da indústria; mas, diante a conjectura atual do mundo cibernético, arrisco anunciar dois pontos cruciais para seu desenvolvimento: o Direito Digital e a Engenharia Industrial 4.0.

A postura e o conhecimento dos profissionais que atuam junto a empresas que buscam crescimento mudou. Atualmente, precisamos de pessoas com extrema e constante atualização, com rapidez na tomada de ações, além, é claro, de que ofereçam serviços e produtos mais acessíveis e sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental.

As empresas precisam reconhecer que, para existir lucratividade, deve haver o uso inteligente de tecnologias de transformação e, também, de pessoas capacitadas para operar maquinários cada vez mais sagazes, computadorizados e conectados.

A Indústria 4.0 é um caminho sem volta àquelas empresas que buscam desenvolver produtos sustentáveis e ter, ao mesmo tempo, competitividade e, ao contrário das empresas constituídas trinta anos atrás, precisam de profissionais com conhecimento tecnológico e que também tenham amparo legal. Resumidamente, a sociedade necessita de profissionais capacitados para entender, operar e gerenciar processos industriais cada vez mais digitalizados.

A atualização deve ser constante, a fim de manter a empresa no desenvolvimento cibernético necessário e, também, gerar a sua proteção e o respeito às legislações como o Marco Civil da Internet, a Lei Geral Proteção de Dados (LGPD), compliance como ferramenta para gestão de riscos, segurança jurídica como auxílio na prevenção de fraudes e combate aos crimes digitais.

Enfim, empresas que almejam a industrialização 4.0 precisam dominar e ter amparo quanto ao Direito Digital e garantias de que sua Engenharia Industrial tenha conhecimento, a conectividade que se exige atualmente nos desenvolvimentos das atividades.

Ciane Meneguzzi Pistorello é advogada, com pós-graduação em Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Direito Digital. Presta consultoria para empresas no ramo do direito do trabalho e direito digital.

Da mesma autora, leia outro texto AQUI