O mercado internacional é um desafio para todas as empresas que entram no mundo globalizado dos negócios. Somente no ano passado, uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, intitulada “Trajetória de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, revelou que, entre as companhias nacionais presentes no exterior e participantes do estudo, 64,4% pensam em ampliar suas participações nos países em que atuam. Desse total, 68,9% visam explorar novas regiões para suas operações.
Neste seleto grupo de multinacionais brasileiras que crescem e aprimoram seus negócios lá fora, a cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, é um celeiro de boas práticas e representatividade, especialmente no segmento metalmecânico.
Dentro desse movimento, a Marcopolo, oriunda da cidade caxiense, está entre os grandes players mundiais no setor em que atua. Ao todo, são oito unidades no exterior, divididas entre China, Argentina, Colômbia, África do Sul, três na Austrália e, por fim, o México, onde acabamos de completar 25 anos de atuação.
Falando especificamente sobre o mercado mexicano, esse é um país estratégico, por atendermos operadores privados e públicos dos sistemas de transportes de passageiros, bem como pela proximidade com os Estados Unidos. Além disso, com o mercado aquecido e o aumento da demanda por novos veículos, anunciamos recentemente a produção local do rodoviário G8, sucesso de vendas no Brasil, e do urbano elétrico Torino. Os modelos rodoviários G8 já eram comercializados na região, porém, eram exportados do Brasil.
Para as companhias de Caxias, assim como empresas de outras regiões do país, o desenvolvimento no exterior atrai olhares para a excelência de marcas brasileiras em diversos segmentos.
Negócios Globais
Em 2023, as unidades da Marcopolo no exterior entregaram 2.262 unidades, 9,6% superior ao mesmo período de 2022. Seguindo a premissa de ampliação na participação global da marca, podemos dizer que alguns países em que a companhia atua projetam bons momentos para este ano.
Como exemplos, podemos citar alguns países da América Latina, como a planta localizada na Colômbia, que apresentou um bom desempenho ao longo do ano passado, com crescimento no volume de vendas e um melhor mix de produtos negociados, reverberando em uma expectativa de melhorias contínuas para este ano. Na Argentina, a reabertura do mercado local impulsionou as vendas e contribuiu com o crescimento da produção local dos veículos, o que nos mostra que caminhamos para um cenário favorável.
Marcopolo na feira internacional Bus World 2023
(Foto: Divulgação/Marcopolo)
Já na Austrália, com aumento da demanda por novos ônibus, a tendência é que se alcance um dos melhores anos da história da companhia no país. Enquanto isso, na África do Sul, as vendas de veículos com maior valor agregado é uma tendência para o mercado interno do país no continente africano.
Internacionalmente, o cenário é promissor e reflete o bom momento da indústria brasileira, posicionada entre os grandes players mundiais. Para nós, é um orgulho levar para o mundo produtos e tecnologias que foram idealizadas em solo caxiense.
José Luiz Goes é diretor de Operações Internacionais e Comerciais Mercado Externo da Marcopolo.