Caxias do Sul 21/04/2025

Criança com autonomia se torna um adulto decidido

Permitir que nossos filhos tenham poder de escolha, dar opções e respeitar seus gostos facilita o processo de independência
Produzido por Giovana Pistore, 12/08/2023 às 09:48:54
Giovana Pistore é educadora física
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Autonomia é a capacidade de tomar decisões. Um dos pontos mais importantes para trabalhar essa autonomia na infância é o desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima. Crianças com autonomia são emocionalmente mais fortes, persistentes e responsáveis.

E um dos grandes dilemas de pais e mães consiste em como trabalhar a autonomia nas crianças, certo?

Permitir que nossos filhos tenham poder de escolha, dar opções e respeitar seus gostos facilita o processo de independência. Seguir uma rotina com horários para as principais tarefas e observar a organização das atividades deles dá a sensação de segurança e a previsibilidade que os pequenos precisam.

Proporcionar apoio e acolhimento durante as falhas auxilia na aprendizagem de novas tarefas. Dar exemplo com atitudes é uma das melhores formas de conduzir o desenvolvimento. Pais resilientes, que evitam reclamar do cansaço e da sobrecarga, mostram a seus filhos como se comportar. Crianças pequenas absorvem tudo o que está à sua volta: seja no ambiente onde estão inseridas ou no comportamento dos cuidadores.

Podemos ainda ajudar nossos pequenos neste processo com as seguintes abordagens:

winkO que podemos fazer diferente da próxima vez?

winkEntendo que está difícil, mas tenho certeza de que você é capaz.

winkCada vez que você faz isso, fica um pouco melhor.

winkO que você aprendeu com essa situação?

winkFaça do seu jeito, estarei ao seu lado caso precise de ajuda.

Outra maneira muito eficiente de estimular a autonomia é a prática de atividades físicas e esportes. Artes marciais, natação, futebol, circuito funcional são exemplos clássicos de atividades que exigem muita resiliência e independência.

Mas afinal, o que seu filho pode fazer sozinho?

Eu te responderia que, na primeira infância, período que vai até seis anos, as crianças têm uma capacidade motora enorme, neurônios em crescimento acelerado e uma vontade imensa de desbravar o desconhecido.

Deixar a criança explorar e não interromper o processo de aquisição de novas habilidades é dar autonomia. Por fim, lembre-se: “Seu filho será capaz de fazer aquilo que você permitir que ele faça”.

Giovana Pistore é uma das idealizadoras do Congresso Desenvolver, educadora física e diretora técnica da Pranadar.

Ela é mãe do Francisco, de sete anos, e irá palestrar no Congresso Desenvolver, em Caxias do Sul, no dia 26 de agosto.

Ela falará sobre como construir mais autonomia na infância, com base em especializações cursadas e nos mais de 20 anos em que se dedica a ensinar natação para crianças da região. O evento ocorre na Villa Basilico e reúne especialistas gaúchos dentro dos temas desenvolvimento físico/motor, cognitivo, emocional e psicossocial.

As vagas são limitadas e os ingressos estão disponíveis online pelo site https://encurtador.com.br/qWZ03