Se você acompanha sites de notícias e entretenimento como o BuzzFeed, talvez já tenha deparado com listas e artigos virais que exploram tópicos populares, como a lista “20 filmes tão bons que são considerados perfeitos”, ou testes interativos com temas chamativos como “Conseguimos adivinhar seu signo com 100% de precisão pelo seu gosto culinário”.
Essa tendência, muito característica da empresa norte-americana de mídia criada em 2006, também é aproveitada por diversos outros sites semelhantes, que incorporam postagens do mesmo estilo na seção de recomendações do portal.
A prática de adicionar “anúncios que não parecem ser anúncios” em páginas de redes sociais e sites é o que chamamos de Publicidade Nativa. Você provavelmente já presenciou muitos deles enquanto navegava na web, mas talvez nunca tenha percebido que se tratava de um material patrocinado – e é exatamente esse o objetivo!
A Publicidade Nativa engloba anúncios que se integram de maneira perfeita ao contexto de um site, plataforma ou canal de mídia social, sem perturbar a experiência do usuário. Isso porque esses anúncios geralmente contêm o mesmo layout ou temática que as publicações exibidas pela página em questão. Dessa forma, é comum que o usuário não perceba que se trata de uma propaganda.
Vale destacar que isso é bem diferente de publicidade velada – também conhecida como publicidade disfarçada –, que é uma prática ilegal de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), porém muito comum em diversos tipos de mídia, em que anúncios ou conteúdos promocionais são apresentados de maneira sutil e enganosa.
A publicidade nativa é discreta e não intrusiva. Os anúncios são coesos e despertam a atenção do usuário genuinamente, sem aquela agressividade comum na internet. O objetivo não é vender imediatamente, mas criar envolvimento.
Estar atento às tendências do marketing, como a publicidade nativa, é fundamental para agregar valor à comunicação de sua marca. E você, já está explorando estratégias como essa?
Irene Marcondes é especialista em Comunicação e Diretora de Negócios da Agência IMC
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