Caxias do Sul 22/11/2024

Cinco bons filmes para assistir em dezembro

Rede de streaming Netflix capricha no catálogo de fim de ano com produções próprias e elencos estelares
Produzido por Eulália Isabel Coelho, 06/12/2020 às 08:45:14
Foto: LUIZ CARLOS ERBES

Por Eulália Isabel Coelho

Aos ávidos por cinema, a indicação de cinco novidades produzidas pela Netflix. Algumas já em cartaz e outras que entram em breve. Tem drama e dramalhão, ficção-científica e muitas adaptações de livros.

Grandes atores fazem parte do elenco desse pequeno universo de filmes, como a sempre magnífica Sofia Loren.

E temos nomes como Viola Davis, Amanda Seyfried, Amy Adams e Glenn Close em papéis marcantes e talvez oscarizáveis.

Dê uma olhada nas sinopses, fichas técnicas e curiosidades para colocar as obras em sua lista de filmes a assistir nesse dezembro que se inicia.

MANK, estreou na sexta, 04/12

Mank retrata os bastidores da produção e filmagem do clássico Cidadão Kane (1941), sob o ponto de vista do roteirista e coautor do filme, Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman), apelidado de Mank.

Na vida real, sabe-se que ele e Orson Welles, diretor e protagonista do filme, disputaram a autoria da obra. Mas Welles ficou com a prerrogativa pelo seu intenso envolvimento na criação do longa.

A atriz Amanda Seyfried já é aposta para o Oscar por sua personagem, Marion Davies.

Direção: David Fincher

Elenco: Gary Oldman, Amanda Seyfried, Lily Collins e Tom Burke

Assista ao trailer AQUI

A VOZ SUPREMA DO BLUES, estreia em 18/12

O filme traz a última interpretação do ator Chadwick Boseman (1976-2020), o Pantera Negra, que faleceu em agosto deste ano. Ele interpreta um ambicioso trompetista determinado a impulsionar sua carreira a qualquer custo.

O clima é de tensão entre seu personagem, Leeve, e os músicos que aguardam a lendária cantora Ma Rainey, a “Mãe do Blues” (Viola Davis, magistral) para uma gravação.

A obra é uma adaptação da peça de August Wilson. Os produtores são Denzel Washington e Todd Black.

Boseman será homenageado no próximo Gotham Independent Film Awards por sua carreira. A Netflix iniciou campanha para que o ator receba tributo no Oscar 2021.

Segundo a revista Variety, Chadwick será indicado na categoria de Melhor Ator por A Voz Suprema do Blues. É possível que também concorra como Melhor Ator Coadjuvante por Destacamento Blood, de Spike Lee.

Direção: George C. Wolfe

Elenco: Viola Davis, Chadwick Boseman, Glynn Turman, Taylour Paige e Dusan Brown

Assista ao trailer AQUI

O CÉU DA MEIA-NOITE, estreia marcada para 23/12

O Céu da Meia-Noite é sci-fi pós-apocalíptico que conta a saga de Augustine (George Clooney), um solitário cientista no Ártico, e sua luta para impedir que uma nave e sua equipe de astronautas retorne à Terra em meio a uma misteriosa catástrofe global.

A comandante da nave é Sully, interpretada por Felicity Jones, de Rogue One: Uma História Star Wars.

O filme é uma adaptação do livro “Good Morning, Midnight”, de Lily Brooks-Dalton.

Direção: George Clooney

Elenco: George Clooney, Felicity Jones, Kyle Chandler e David Oyelowo
Assista ao trailer AQUI

ROSA E MOMO, já no catálogo

O filme narra a história de Madame Rosa (Sofia Loren), uma mulher forte e independente, sobrevivente do Holocausto, que cuida dos filhos de garotas de programa.

Seu destino cruzará com o de Momo (Ibrahima Gueye), um garoto órfão, que ela acaba acolhendo em sua vida. Os dois passarão por processos de transformação em que a diferença entre eles pode ser entendida, afinal, como igualdade.

A obra marca o retorno grandioso de Sofia Loren (86 anos) às telas sob direção de seu filho, Edoardo Ponti, depois do média-metragem Voce umana, dirigido por ele há seis anos.

Ponti readaptou o romance de Romain Gary que teve sua primeira versão para cinema em 1977 sob o título Madame Rosa - A Vida à Sua Frente, dirigido por Moshé Mizrahi.

Direção: Edoardo Ponti

Com: Sofia Loren, Ibrahima Gueye e Abril Zamora

Assista ao trailer AQUI

ERA UMA VEZ UM SONHO, já no catálogo

O filme narra a história do jovem J.D. Vance (Gabriel Basso), obrigado a retornar à sua cidade natal em função de problemas em sua família disfuncional.

O reencontro com a mãe, vivida por Amy Adams, uma dependente química, e as lembranças da infância provocam em J.D uma jornada de autoconhecimento e aceitação de suas origens.

As atuações de Amy e Glenn Close, que interpreta a mãe/avó do protagonista, apontam para indicações ao Oscar. As duas já foram nominadas inúmeras vezes sem êxito.

O filme é baseado no livro autobiográfico best-seller “Hillbilly Elegy”, escrito por J.D. Vance.
Direção: Ron Howard

Com: Amy Adams, Glenn Close, Halley Bennett e Gabriel Basso

Assista ao trailer AQUI

Eulália Isabel Coelho é jornalista, professora de cinema e escritora

mail bibacoelho10@gmail.com

Da mesma autora, leia outro texto AQUI

(FOTOS DIVULGAÇÃO NETFLIX)