O tratamento capilar, cada vez mais popular entre homens e mulheres, ganha mercado que fornece resultados e muita naturalidade. Istambul foi a cidade onde esse método surgiu e, por ser o primeiro lugar de estudo, a experiência teórico-prática é imensurável. Desde então, as pesquisas na área sempre se direcionam para lá. Por isso, esse foi o local de escolha da minha especialização.
Além do implante capilar, o procedimento injetável é uma forma importantíssima para os pacientes que apresentam enfraquecimento e queda dos fios. Acompanhando de perto a rotina de um dos maiores centros clínicos de Istambul, pude perceber os resultados maravilhosos que essa poderosa ferramenta pode entregar.
Uma das técnicas aplicadas é a mesoterapia, também conhecida como intradermoterapia, na qual se aplicam compostos de maneira injetável no couro cabeludo, principalmente nas regiões em que se almeja mais crescimento. Na prática, pude avaliar as mais completas formulações, incluindo fitoterápicos variados, vitaminas, minerais e medicamentos e trazer ao Brasil essas composições para replicar os resultados de sucesso da Turquia.
Outra técnica é adotar o plasma rico em plaquetas, uma porção do nosso próprio sangue que apresenta fatores de crescimento e outros mediadores que estimulam potencialmente o crescimento e fortalecimento do cabelo. A forma de aplicação também tem seus mistérios. A técnica em si, a angulação, a moldagem e os materiais utilizados influenciam sobremaneira.
Acompanhei procedimentos cirúrgicos de implante, pelas técnicas FUE – já não mais tão utilizada na Turquia – e a técnica DHI, a mais atual, e presenciei os processos de separação de unidades foliculares. A equipe de profissionais afirmou que os pacientes que realizaram tratamento injetável pré-implante apresentam maior rendimento numérico na cirurgia e, consequentemente, melhores efeitos.
Além dessa importante intervenção para a realização do implante, também mantém e melhora os resultados pós-cirúrgicos. Na Turquia, atendi pessoas de diversos países e verifiquei as conclusões pós-cirúrgicas e exclusivas do tratamento injetável. Realmente, é impressionante como a naturalidade e volume capilar são os pontos mais marcantes desse tipo de método.
Karen Goulart é biomédica.