Caxias do Sul 22/11/2024

Automobilismo brasileiro acelera mudanças

Setor se reinventa a fim de reviver seus melhores momentos
Produzido por José Carlos Secco, 23/03/2022 às 09:02:34
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Inspirada nas mudanças que a FIA (Federação Internacional do Automóvel) vem realizando nas competições internacionais para mais competitividade, sustentabilidade e para atrair mais público, a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), com o novo presidente, Giovanni Guerra, também tem investido nas categorias nacionais para modernizá-las e permitir que o automobilismo brasileiro volte a viver os seus melhores momentos, tanto nas corridas locais quanto na revelação de novos talentos com projeção internacional e que possam atingir a Fórmula 1.

O plano de Giovanni Guerra é criar um ambiente de união e de expansão por todo o País, com incentivos do kart às demais e novas categorias brasileiras com atrações para os espectadores. Uma dessas iniciativas é despertar o interesse de jovens de todo o Brasil pelas corridas de kart, utilizando 54 novos carros montados com motores doados pela FIA em certames regionais que serão programados pela CBA.

Outra novidade para este ano é a realização da primeira temporada da nova Fórmula 4 Brasil, que terá início em maio, no Autódromo paulista Velo Cittá. Com monopostos de última geração com chassi italiano Tatuus, fabricante oficial dos carros e licenciada pela FIA, e importados pela Vicar, o objetivo é ser uma categoria pós-kart e pré-veículos mais fortes para a revelação de jovens talentos, como foram a Fórmula Ford e a Fórmula Vê na década de 1970.

Novidades abrem novos caminhos para a formação de talentos da velocidade no Brasil (Foto: Divulgação)

A Fórmula 4 Brasil utilizará o modelo F4 T-021, segunda e inédita geração do chassi da Tatuus. Com um projeto orientado pelas novas especificações de segurança da FIA, os carros trazidos ao Brasil são dotados inclusive do halo, equipamento introduzido em 2016 pela entidade em suas principais categorias de monopostos e que desde então foi responsável por evitar ferimentos graves em dezenas de acidentes.

Ou seja, a modernização do automobilismo brasileiro será pautada num processo que dá aos jovens a oportunidade de adquirir a necessária experiência internacional aqui mesmo no Brasil, livrando-os de uma mudança para a Europa ou os Estados Unidos, com elevados custos financeiros e sem o apoio familiar.

O objetivo da CBA é oferecer aos novos pilotos a oportunidade de assimilar aqui a experiência internacional e reduzir os estágios necessários para acumular os conhecimentos das diferentes categorias que deverá passar até chegar à Fórmula 1.

Outra recente inovação do automobilismo brasileiro foi anunciada em fevereiro, com o ingresso da empresa Betway como patrocinadora da Stock Car Pro Series. Com o acordo, é possível fazer apostas na categoria brasileira pela Betway.

Criada em 2006, a Betway se tornou uma forte apoiadora de grandes ligas internacionais de esporte, como a Premier League, La Liga e Bundesliga no futebol, NBA no basquete e NHL no hóquei no gelo.

O objetivo é atrair mais público e investimentos para o automobilismo brasileiro e incluí-lo no negócio global de jogos online que deverá superar os 90 bilhões de dólares em 2023.

Atualmente, a Betway oferece três tipos de aposta na Stock Car, mas o leque será ampliado gradualmente. As operações são totalmente seguras e garantidas por organismos internacionais dessa indústria, dos quais a plataforma é membro.

Como disse Alan Magalhães no Jornal do Carro, “façam suas apostas e divirtam-se”!

Acesse nossos podcasts: AQUI

José Carlos Secco é jornalista especializado na indústria automotiva e de transportes, diretor da Secco Consultoria de Comunicação, de São Paulo, com atuação inclusive na Serra Gaúcha.

Do mesmo autor, leia outro texto AQUI