A mobilidade está em constante evolução e os avanços são possíveis graças ao empenho de todas as pessoas, empresas e entidades que atuam no segmento.
São anos de evolução desde a criação dos primeiros veículos automotores há mais de um século, com o desenvolvimento de novas tecnologias, materiais mais sustentáveis e processos de produção para tornar os veículos mais eficientes, seguros e confortáveis, sempre com o objetivo de transformar a experiência dos usuários em seus deslocamentos.
A contínua evolução da indústria da mobilidade ganhou um fundamental impulso com o desafio de liderar as mudanças na busca pela redução de emissões e descarbonização, contribuindo no combate ao aquecimento global. Nesse cenário desafiador, as novas tecnologias de propulsão, com os veículos elétricos, híbridos, movidos a hidrogênio, biogás e etanol, surgiram com o propósito de contribuir com a descarbonização e preparar a sociedade para um novo perfil de comportamento em seus deslocamentos para os próximos anos.
Attivi se destaca por ser o primeiro chassi elétrico produzido pela Marcopolo
Nesse contexto, o transporte coletivo de passageiros ganha cada vez mais importância e se consolida como uma opção de deslocamento eficiente, sobretudo nos grandes centros urbanos, considerando que o modal está diretamente conectado ao propósito de promover um futuro mais sustentável.
Com mais passageiros em um único meio de transporte, diminuímos o número de carros nas ruas, contribuindo, consequentemente, para a redução das emissões, dos congestionamentos e do tempo no trânsito. A Marcopolo, como protagonista de uma história de 75 anos voltada ao transporte de pessoas, seguirá focada em liderar a evolução da indústria da mobilidade rumo às tecnologias mais limpas, sustentáveis e eficientes.
Desde o seu início, em 1949, a Marcopolo já tinha a vocação para inovar. Esse talento foi mantido e incentivado com o objetivo de entender as mudanças comportamentais e se antecipar rapidamente às novas tendências e demandas de uma realidade em constante transformação. Para isso, os investimentos em tecnologia, inovação, eficiência energética, formação de mão de obra especializada foram e continuam sendo fundamentais.
Volare Híbrido fortalece liderança da companhia com novas tecnologias e modelos
Graças a esse olhar atento para o futuro, a Marcopolo sempre esteve na vanguarda do setor. Hoje, alinhada ao propósito de aproximar pessoas por meio da mobilidade, a companhia, que foi a primeira a produzir no Brasil um ônibus 100% elétrico a bateria, trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão renováveis, sustentáveis e economicamente viáveis. Isso demonstra o nosso potencial como protagonistas no processo de descarbonização da mobilidade, oferecendo localmente e exportando produtos para diversos mercados, de acordo com a matriz energética disponível.
André Vidal Armaganijan é CEO da Marcopolo.