Caxias do Sul 24/11/2024

Ano-novo, vida realmente nova

A saúde é quesito que precisa constar na lista de prioridades para o novo ano
Produzido por Juliana Scheffer, 29/12/2023 às 10:22:10
Juliana Scheffer é oncologista da Oncoclínicas – RS
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Um dos rituais desta época do ano é a elaboração de listas com as boas intenções para o novo ciclo que está chegando.

A experiência já nos ensinou que não adianta traçar metas mirabolantes e que acabam acontecendo somente no papel. O melhor mesmo é fazer planos mais simples e fáceis de serem colocados em prática. Assim, passo a passo, vamos construindo uma jornada de bons resultados.

Com certeza, a saúde deve constar entre as prioridades, pois é necessário cuidar primeiramente de si para poder estar bem para ajudar o próximo. E esses cuidados incluem a adoção de hábitos mais saudáveis, como a prática regular de atividades físicas.

Para ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda no mínimo 150 minutos/semana, o que dá em torno de 21 minutos/dia, algo que é bem factível. É aquele tempo que precisamos dedicar ao nosso bem-estar, físico e mental. Momentos de lazer e prazer durante o dia a dia não fazem mal a ninguém.

Outro item que não pode faltar na nossa lista é a escolha por uma alimentação adequada. Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru, podem aumentar a chance de desenvolver câncer. O consumo de carnes vermelhas em excesso, mesmo não sendo ultraprocessadas, igualmente aumenta o risco da doença. Também vale o compromisso de abrir menos pacotinhos e descascar mais para que as nossas refeições sejam mais ricas e variadas.

Seguindo nessa linha de bem-estar, não podemos esquecer que é preciso evitar o consumo excessivo de álcool e cessar o tabagismo. Não existe uma quantidade mínima por dia que seja segura, nem tipos de cigarro que não causem câncer. Não importa se o consumo é de um cigarro por dia ou um por semana. O estrago é o mesmo.

Nosso corpo merece uma atenção especial e não é por questões de padrão de beleza. A longevidade nos espera e, se queremos viver mais, é fundamental adotar uma nova postura. Isso precisa ser decidido agora. Vamos fazer nossos exames de rotina, vamos realizar as vacinas recomendadas. Nossa maior conquista em 2024 será uma vida realmente nova e isso só depende de cada um de nós.

Juliana Scheffer é oncologista da Oncoclínicas – RS.