As pessoas estão cada vez mais no centro das atenções das empresas e das organizações. Os trabalhadores são a força motriz da empresa, havendo uma íntima e direta relação entre a presença e qualidade deles e a produtividade da organização.
Embora seja uma área cada vez mais relevante e estratégica no setor empresarial, as diversas formas de trabalho aliadas às tecnologias, a relação entre gerações, as novas experiências trazidas pela pandemia da Covid-19, trouxeram ainda mais desafios aos profissionais, especialmente aos de Recursos Humanos e de Gestão.
Contar com trabalhadores qualificados, comprometidos com os objetivos da organização e com espírito de proatividade é o sonho de todo empreendedor. Para que ele se torne realidade, é preciso saber identificar os talentos, seja na entrevista de emprego, seja na execução de suas próprias atividades dentro da empresa.
O desenvolvimento dos colaboradores é outra área de grande importância para o sucesso da empresa e mais um desafio da gestão de pessoas. Por outro lado, a qualificação também pode ser buscada pelos próprios trabalhadores. Assim, se estiverem preparados, terão mais possiblidades de promoção e apresentarão um diferencial em relação aos demais concorrentes na hora da entrevista.
No âmbito organizacional, a motivação é conhecida como o combustível da produtividade. Profissionais comprometidos e engajados com o sucesso da organização apresentam desempenho bastante superior àqueles que não executam suas funções com o mesmo entusiasmo.
As empresas vivem hoje um momento único, em que gerações formadas sob circunstâncias completamente diferentes convivem em um mesmo ambiente de trabalho. Essa variedade é uma excelente oportunidade para agregar visões diferentes de mundo e de exercício profissional. Para isso, é necessário promover um ambiente de compreensão e respeito, criando um espaço e oportunidades para conhecer as características de cada geração.
O ambiente em que são desenvolvidos os trabalhos exerce fundamental importância no desempenho e no grau de motivação da equipe. Por isso, é preciso que você busque formas de preservá-la dos problemas e situações que possam interferir negativamente na qualidade do clima organizacional. Os desafios são muitos, mas gestores preparados e atualizados terão um melhor caminho para se obter os resultados esperados.
Volmir André Paza é advogado e presidente da Associação Serrana de Recursos Humanos (ARH Serrana)
Do mesmo autor, leia outro texto AQUI