Usar máscara, passar álcool gel e evitar aglomerações são cuidados que viraram sinônimo de preocupação com a saúde nestes últimos 16 meses. Mas para ter saúde não basta apenas evitar a doença, é preciso cuidar do corpo de uma forma geral e dar atenção a um aspecto que foi muito abalado pela pandemia: a felicidade.
Pessoas felizes tendem a ter uma rotina mais ativa e saudável e a encarar as adversidades com a energia extra do otimismo. A pesquisadora da Universidade de Harvard Dra. Laura Kubzansky, por exemplo, constatou que o risco de doenças cardiovasculares é menor entre aqueles que apresentam qualidades como entusiasmo, vitalidade e equilíbrio emocional. Podemos dizer que a felicidade preserva a saúde e ter uma vida saudável oportuniza as pessoas terem qualidade de vida, bem-estar e felicidade.
A grande questão é como reencontrar a felicidade e o otimismo diante do cenário atual, em que milhares de famílias lidam com as perdas pela Covid-19 e tantos pacientes recuperados descobrem sequelas deixadas pela doença. Uma das alternativas é justamente reconhecer a felicidade como uma questão de saúde, que precisa de cuidados, exercícios e, em muitos casos, de atenção profissional.
A felicidade não é um luxo ou um supérfluo, mas um componente fundamental do bem-estar, ao qual todos têm direito. Reconhecer essa conexão é o primeiro passo para quem está interessado em viver com mais qualidade e por mais tempo.
Alinhado ao seu compromisso de promover o bem-estar, o Sesc/RS está organizando o evento gratuito Saúde para Felicidade. A proposta é falar sobre os efeitos a longo prazo da Covid-19 e proporcionar informações aplicadas à prática sobre o desafio de reencontrar a felicidade sem descuidar dos cuidados para evitar a propagação da doença.
Para isso, trará, em ambiente virtual e aberto à interação, nos dias 3, 4 e 5 de agosto, o infectologista e pesquisador da Fiocruz André Siqueira, o nutricionista e especialista em mindfulness João Motarelli, e a psicóloga Carla Furtado, fundadora do Instituto Feliciência. A expectativa é que o público em geral e os espectadores da área da saúde consigam visualizar novos caminhos para uma vida mais saudável frente aos desafios da Covid-19.
Mari Estela Kenner é gerente de Saúde do Sesc/RS