A chegada da primavera logo será anunciada e, com ela, o surgimento das flores no meio da vegetação seca.
A transformação atinge seu auge com a chegada das primeiras chuvas, induzindo a floração e o retorno do verde nas árvores e na relva. Prestando atenção à natureza, veremos como vivemos em um manancial de riquezas, cheio de sentido e significado.
Em tempos sombrios e de hostilidades, é maravilhoso manifestar gentilezas por meio da energia positiva que as flores geram. O mercado de flores é muito amplo e diversificado, o que significa que há espaço para diferentes tipos de negócios. Desde a floricultura no modelo loja física, trabalhar com decoração floral para eventos ou o cultivo de suas próprias flores para venda. Sendo as flores um produto atemporal e com alta demanda.
Assim como qualquer negócio, é preciso estudo e capacitação sobre plantas e flores, além de habilidades empreendedoras. A produção brasileira na cadeia produtiva da floricultura tem crescido a cada ano.
De 2021 para 2022, esse mercado no país cresceu 15%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Ao todo, foram R$ 10,9 bilhões em faturamento pela cadeia produtiva no ano passado, frente a R$ 9,6 bilhões do ano anterior.
Cerca de 8 mil produtores de flores e plantas atuam no Brasil. Ao todo, cultivam mais de 2,5 mil espécies. O setor emprega 209 mil pessoas diretamente, sendo 38,76% das ocupações relativas à produção, 4,31% à distribuição, 53,59% no varejo e 3% em outras funções.
No mercado de flores, a criatividade e a sensibilidade são fundamentais para criar arranjos únicos e emocionantes. É preciso estar atento às necessidades do cliente e entender o que ele busca em um arranjo floral. Além disso, é preciso ter sensibilidade para lidar com as emoções das pessoas em momentos especiais, como casamentos e datas festivas.
Flor é alimento para a alma. Presentear com flores pode gerar um sentimento de gratidão e felicidade tanto para quem presenteia quanto para quem recebe.
A primavera vem. Tudo brotará, com viço, até a alegria no coração das pessoas. O verde ficará mais verde, toda cor ficará mais colorida. É tempo de recomeçar, de renascer e tempo de brotar para a vida.
Clarissa Fuchs é designer floral.