Há algumas semanas, relatei a minha frustração com a diminuição da paixão dos jovens pelo automóvel e que ele já não despertava mais aquele desejo e fascinação de outrora (leia artigo AQUI).
Mas um evento realizado no mês passado no Autódromo de Interlagos demonstrou que essa paixão ainda existe, apesar de adormecida, e que pode ser despertada com ações tão felizes quanto esta.
Trata-se do Festival de Interlagos, que surgiu como um suplemento de curtições e emoções para quem gosta de automóvel e também para quem nunca sentiu atração para admirar, contemplar e, principalmente, sentir o que as máquinas motorizadas são capazes de transmitir e provocar às ou nas pessoas de qualquer idade, gênero ou religião.
Para mais de 20 mil pessoas que compareceram ao templo brasileiro das corridas, foram dias de muita diversão, entretenimento, emoções, desejo de repetir mais vezes o prazer de ser um protagonista do espetáculo. Um dia de Disneylândia.
Também foi um evento que reuniu famílias, de pais e mães. Esposas, maridos e filhos atraídos pelo desejo de dirigir numa pista de corridas.
Já pensaram na oportunidade de conduzir um Audi, Citroën, Fiat, Ford, Jaguar, Land Rover, RAM, Renault, Polaris e outras marcas na passarela de asfalto em que Chico Landi, Emerson, Ayrton, Piquet, Fangio, Ascari, Schumacher, Chico Serra, Ingo Hoffman, Paulão Gomes e outros astros empolgaram os espectadores?
Público teve a chance de pilotar veículos de marcas famosas (Foto: Divulgação Festival Interlagos)
Interlagos mostrou que os jovens das novas gerações também gostam de automóveis, embora dividam o seu prazer com smartphones e, muitas vezes, prefiram se locomover utilizando os aplicativos como 99 ou Uber. Esse comportamento foi revelado durante o festival, com mais de 4,5 mil test-drives, na média de 450 por marca participante.
A maior parte do total de test-drives foi de jovens, o que demonstrou que eles amam os carros e que um evento como o festival é um fator motivador.
Além dos test-drives da pista de corridas, o evento surpreendeu pelo interesse do público em conhecer os veículos off-roads e os trechos com rampas e valetas que se transformaram em diversão familiar.
Trilhas off-road fizeram sucesso entre os visitantes (Foto: Divulgação Festival Interlagos)
O Festival de Interlagos é a versão moderna e interativa dos salões do automóvel, mas não apenas com as exibições estáticas das novidades da indústria automobilística para os visitantes conhecerem visualmente os produtos que estarão à venda logo em seguida. Esse modelo de evento está chegando ao fim para dar lugar aos que transformam o participante em integrante de um programa elucidativo e divertido, que dá prazer e provoca emoção.
Foram muitos os que, após a experiência de conduzir um carro que possivelmente não terão condições de possuir, saíram dele emocionados por conduzi-lo numa pista rica em histórias de famosos pilotos e emocionar-se ao contornar o “S” do Senna, pensando no ídolo nacional e contemplar sua imagem desenhada pelo artista Kobra na torre ao lado do paddock.
Os quatro dias do evento foram plenos de atrações proporcionadas pelas empresas produtoras de carros, pneus, lubrificantes, peças, equipamentos, roupas, miniaturas, uma verdadeira feira automotiva.
O êxito do festival teve repercussão positiva, com as empresas participantes confirmando presença nas futuras edições; outras que não participaram pedindo informações e os secretários municipais de Esporte e Turismo informando que a ação já foi incluída no calendário de eventos da Prefeitura do Município de São Paulo dos próximos anos.
O responsável por esse dia surpreendentemente feliz é um jovem empreendedor que ama automóvel, moto e qualquer máquina motorizada e que, por essa paixão, começou a trabalhar numa editora e se formou em jornalismo. De um garoto estagiário, tornou-se empreendedor, proprietário da editora da revista Full Power, organizador de eventos inéditos no País, como o Extreme Motorsports, criador de uma das primeiras revistas brasileiras de notícias e reportagens sobre carros hot roads, eventos automotivos, site, podcast, canal de YouTube e até fontes do saber com cursos de formação profissional para as diferentes especialidades automotivas.
Eduardo Bernasconi fica à disposição de quem gosta de carros com acesso pelo endereço http://institutofullpower.com.br e salienta que os eventos que promove tem, como prioridade absoluta, diversão com muita segurança.
Luiz Carlos Secco trabalhou, de 1961 até 1974, nos jornais O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.
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