A tecnologia já faz parte da rotina do produtor rural brasileiro há algum tempo. No mundo “dentro da porteira", o uso de ferramentas digitais para gestão agronômica, de máquinas conectadas e outras inovações já são uma realidade. Mas a modernização do campo não para por aí.
Os produtores estão cada vez mais buscando soluções tecnológicas para otimizar as atividades também "fora da porteira", como é o caso da possibilidade de comprar insumos pela internet. Essa busca por novas tecnologias é impulsionada por diversos fatores. Um deles é a necessidade de reduzir custos. As plataformas online permitem que os produtores comparem preços de diferentes fornecedores em tempo real, o que, além de economia, também garante mais agilidade no processo.
Apesar dos benefícios, ainda existem alguns desafios para a adoção em larga escala da compra de insumos online no agronegócio brasileiro. Um dos principais é a falta de conectividade em algumas regiões do país. Ainda existem muitas áreas rurais e até mesmo cidades com acesso à internet precário ou inexistente, o que limita o uso de plataformas online.
Outro desafio é a necessidade de adaptação dos produtores às novas tecnologias. Nem todos estão familiarizados com o uso de ferramentas digitais, o que pode dificultar a adoção de novas soluções. Mas esse comportamento é natural. Toda a população brasileira vivenciou isso no início da era das compras online.
Nesse contexto, é importante considerar que o perfil dos produtores rurais brasileiros é bastante diverso. Encontramos hoje jovens no campo que já nasceram na era digital e se adaptam facilmente às novas tecnologias, mas também há produtores mais experientes, que podem ter receios em relação à compra online.
Uma das maiores preocupações vai além da confiança sobre a compra, da chegada do insumo até a sua fazenda, e vai ao ponto que a segurança da informação e a transparência no uso de dados dos produtores são prioridades absolutas. As plataformas desse setor priorizam e possuem um ambiente seguro para o armazenamento e tratamento das informações, seguindo os mais rigorosos protocolos de segurança, como funcionam marketplaces e plataformas em diferentes setores.
Apesar dos desafios, sabemos que a tendência de adoção de tecnologia no agronegócio brasileiro continuará crescendo nos próximos anos. Com o avanço da conectividade no país e a crescente familiarização dos produtores com as ferramentas digitais, o agronegócio brasileiro estará cada vez mais preparado para enfrentar os desafios do futuro e se tornar ainda mais competitivo no mercado global.
Ivan Moreno é CEO da Orbia, plataforma que reúne marketplace de insumos, programa de fidelidade e trading de produtos do agro.