Caxias do Sul ocupa o 3º lugar no ranking de competitividade no Rio Grande do Sul e a 44ª posição no Brasil. O ranking é computado por intermédio do Centro de Liderança Pública utilizando a ferramenta de avaliação e comparação de desempenho.
Palpitante notícia para a comunidade caxiense, especialmente se considerarmos o momento que a cidade vive, envolvida em estudos e decisões sobre a importante parceria público/privada concernente à Maesa. Cidade competitiva é tema central de estudos do Marketing de Cidades e de Lugares (City Marketing e Place Marketing).
O Marketing de Cidades emerge como propulsor do planejamento estratégico das cidades e regiões, partindo de suas singularidades e especificidades, integrando-as e projetando-as em contexto de competitividade global, visando identificar sua vocação e visão, promovendo-as e afirmando-as.
Nesse contexto, o planejamento do Marketing de Cidades torna-se suporte valioso para as projeções, integrando o propósito do projeto Maesa às aspirações da cidade e seus integrantes. Cidades inteligentes precisam também e, essencialmente, comportar cidadãos inteligentes. Cidade Inteligente é aquela cidade do Bem-Viver, que, com os recursos tecnológicos e outros, busca o Well Fare State para seus munícipes. A pluralidade humana deve ser contemplada, construindo soluções legítimas no que diz respeito à vida coletiva, ou o vivre ensemble como dizem os franceses.
O marketing voltado às cidades tem como intuito a promoção da prosperidade de sua comunidade, utilizando-se da inovação, do conhecimento e da formação de associações para direcionar estratégias de valorização. Na proposta de resgate da obra da Maesa, essa parceria associativa público/privada é fundamental para o sucesso do projeto, em sua dimensão macro que propõe envolver todos os munícipes.
A cidade é fundamental porque é o lugar onde as coisas acontecem. As cidades são estruturas, mas essencialmente, são feitas, constituídas e se movem por e com pessoas.
A proposta de uma cidadela inserida em uma cidade reforça o olhar de marketing de cidades a exigir que não se torne isolada e sim integrante. A imagem que se quer para o local deve ser resultado de suas inúmeras características: geográficas, históricas já existentes e também o potencial a ser desenvolvido em relação ao patrimônio artístico, cultural, musical, gastronômico, artístico, acompanhado da competitividade da cidade que a hospeda com seu potencial de indústrias, de serviços, tecnologia, educação e saúde.
Essas variáveis devem ser gerenciadas de forma estratégica, proposição de uma adequada visão de marketing de cidades. Uma metodologia importante, que tem se mostrado valiosa nessa modalidade estratégica tem sido a das 4 hélices, utilizada por J. Piqué, em sua assessoria na cidade de Porto Alegre. Ela é valiosa pois abrange todas as forças vivas e vibrantes de uma sociedade, sem as quais é difícil atingir o sucesso. Quais sejam:
Administração pública – tem o papel de providenciar serviços públicos, mas também de repensar a realidade da cidade.
Universidade – precisa promover conhecimento, ciência, incentivar o talento e promover empreendedores, inovadores na cidade. É um pilar do conhecimento.
Empresas e/ou organizações de variados tipos de atividades – a cidade inteligente deve ter a capacidade de saber articular toda a gama de instituições que movimentam sua teia econômica, social e ambiental.
Sociedade – é a quarta e recém agregada hélice do modelo. É o agente que valida as novas propostas de desenvolvimento da cidade, pois são as pessoas que, no papel de partícipes em seus mais variados papéis sociais, consubstanciam e articulam as estratégias.
A conjugação de esforços para a concretização do projeto Maesa traz à cidade de Caxias do Sul um importante fator de identidade de competitividade que deve continuamente ser fortalecida e divulgada.
Nas palavras de Bruno Pereira, da Radar PPP, é “um marco e maior plataforma consolidadora das vocações econômicas, sociais e culturais de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha no século XXI”.
Lurdes Marlene Seide Froemming é administradora de empresas, professora universitária e doutora em Marketing.
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