O assunto dos últimos tempos é sobre o poder da Inteligência Artificial, e é nítido como ela está transformando operações e impulsionando o crescimento no mundo do franchising. No dinâmico universo de franquias, ela emerge como uma poderosa aliada, redefinindo a maneira de como as redes operam e se expandem, não apenas otimizando processos, mas também melhorando significativamente a experiência do cliente.
Ela está incorporada nas operações do franchising para aperfeiçoar a eficiência como, por exemplo, a franqueadora que pode utilizar a ferramenta de Inteligência Artificial para condicionar o máximo de processos possíveis. Em nosso ecossistema, já está sendo utilizado para automação e elaboração de peças de marketing em todos os aspectos, tanto na parte de criação quanto na parte audiovisual.
Um dos avanços mais visíveis é a implementação de chatbots inteligentes para atendimento ao cliente. Redes de franquias estão utilizando esses agentes virtuais para responder a consultas, processar pedidos e fornecer informações úteis de maneira eficiente.
Um benefício da IA no franchising é que ela permite a interpretação rápida e precisa de grandes conjuntos de dados, capacitando as redes a tomar decisões estratégicas. Desde a identificação de tendências de consumo até a personalização de ofertas, a capacidade de prever demandas e otimizar estoques.
Através de algoritmos avançados, é possível analisar padrões de compra, sazonalidades e variáveis externas para garantir que as franquias estejam preparadas, evitando excessos ou escassez de produtos. Isso não apenas melhora a eficiência operacional, mas também contribui para a maximização dos lucros. Quando se adota a Inteligência Artificial, significa justamente uma menor dependência de mão de obra superqualificada em alguns processos, facilidade para tomada de decisão e automação de processos.
Um outro ponto atrativo é a possibilidade da personalização de serviços que a IA proporciona, sendo possível se basear na demanda de cada cliente. No Vale do Silício, na Califórnia, que é reconhecido por ser o polo de tecnologia mundial, eles afirmam o seu benefício e o seu impacto, principalmente na área de educação, com o fato de poder individualizar treinamentos de acordo com a demanda e as necessidades.
No franchising, todos os setores se beneficiam com o suporte da Inteligência Artificial. As decisões de expansão de franquias tornam-se mais informadas, modelos previstos analisam dados demográficos, comportamentais e econômicos para identificar locais estratégicos, minimizando riscos e aumentando as chances de sucesso nas novas operações.
Essa transformação digital está pavimentando o caminho para um futuro mais eficiente e inovador no franchising. As redes que abraçarem essa revolução tecnológica não apenas se destacam na competição, mas também oferecem experiências mais inteligentes e personalizadas aos clientes, solidificando sua posição em um mercado em constante evolução.
Leonardo Castelo é especialista em estratégia e gestão, é CEO da 300 Ecossistema de Alto Impacto, co-founder da Ecoville Brasil, co-founder do SALESCLUBE, empreendedor Endeavor Global 2018, empreendedor do ano EY 2019, autor do livro “Sonhe, acredite e faça”.