Caxias do Sul 21/11/2024

A era da retenção de talentos

Empresas devem atentar às estratégias para manter um profissional diferenciado
Produzido por Dani Verdugo, 15/05/2023 às 13:11:45
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Para alcançar seus objetivos, as empresas precisam contar com colaboradores de alta performance. Profissionais competentes, comprometidos, focados em resultados, éticos e que possuam bom relacionamento interpessoal.

No entanto, contratar e manter esses profissionais é um desafio. Se não houver práticas voltadas para o desenvolvimento e criação de valor, então essa tarefa torna-se quase impossível. Por esse motivo, contar com estratégias de retenção coloca o setor de recursos humanos na linha estratégica que apoiará os resultados da organização, mantendo equipe de alta performance na organização.

São essas estratégias que garantirão a boa experiência de seus talentos e contribuirão para a construção de marca empregadora, colocando a empresa em posição de destaque no mercado.

A princípio, um talento é alguém que caminha alinhado aos valores e metas da organização. Ou, de forma semelhante, se alinha com facilidade a esses valores e internaliza positivamente a missão e visão da organização.

Esses profissionais possuem pensamento crítico, buscando realizar entregas que geram valor para o negócio. Além disso, eles são inspiração para outros colaboradores, fortalecendo com isso uma cultura de aprimoramento.

Portanto, um talento é uma força dentro da equipe e da empresa, pois contribui para o engajamento de outros colaboradores e para o alcance dos resultados propostos pela organização.

A cultura da empresa, a liderança de qualidade e o ambiente saudável são, sem dúvida, aspectos relevantes na retenção de talentos. Podemos listar ações práticas para reduzir os riscos da perda dos talentos.

Onboarding de qualidade: Programa de integração de integração estruturado que gera um impacto muito positivo na visão do novo profissional;

Ambiente saudável e confortável: O ambiente de trabalho tem grande importância na percepção e satisfação dos profissionais em relação à empresa. Quando o clima organizacional é favorável à troca de conhecimento, interações, o colaborador se sente motivado a seguir carreira dentro da organização;

Remuneração: Embora não seja o único e nem mesmo o mais importante, é essencial que as empresas possuam uma estrutura de remuneração competitiva em relação ao mercado e mecanismos de meritocracia;

Cultura de feedback: Deve haver um ambiente de segurança e transparência em relação aos aspectos positivos e aos que não vão bem. Em empresas em que há cultura de feedback 360, os profissionais sentem-se mais respeitados e desenvolvidos;

Capacitação: O investimento da empresa na capacitação é uma ótima maneira de "fidelizar" seus talentos. Profissionais comprometidos com o crescimento pessoal e da organização são pessoas que buscam maneiras de se desenvolver e ter sucesso na carreira, por isso, valorizam tanto os treinamentos oferecidos.

Portanto, a empresa deve investir em programas de desenvolvimento, adotando ferramentas como PDI, Universidade Corporativa ou oferecendo bolsas para cursos externos, como forma de promover uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento.

Gestão do desempenho: Estabelecer metas, orientar e acompanhar o trabalho realizado de forma concreta, reconhecendo o bom desempenho e atuando em parceria com o profissional para que seus pontos de desenvolvimento sejam tratados, são ações que fazem a diferença quando o assunto é motivação e retenção de talentos.

A gestão de desempenho permite ao profissional entendimento das expectativas da organização em relação às suas entregas e, além disso, o reconhecimento dos bons resultados estimula o profissional a buscar sempre o melhor e reforça para todos que a empresa valoriza o bom desempenho.

Conceda benefícios atrativos: Cada vez mais, os profissionais não estão interessados somente no salário oferecido, mas também em remuneração variável e benefícios flexíveis, que tendem a atender a necessidades distintas. Dessa forma, cada colaborador pode optar pelos benefícios que são mais atrativos para o perfil dele.

Essa é uma ação que promove o sentimento de valorização e importância no colaborador, produzindo engajamento e estabelecendo um vínculo de confiança entre ele e a organização.

Gestão de referência: Garantir que os líderes estão contribuindo para a motivação dos profissionais é extremamente importante também. Empresas que atuam e investem nas ações mencionadas tendem a garantir maior permanência de seus talentos e, consequentemente, obter resultados mais perenes.

Dani Verdugo é empresária e headhunter, atua como Executive Search na THE Consulting.