Sete de novembro de 2020. Um dia especial e histórico. O dia da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, uma edição inesquecível e marcante. O dia que passa a ser um marco para a vitivinicultura brasileira, comprovando que esta realmente é a Safra das Safras como nós, enólogos brasileiros, pregamos no início do ano.
Foram muitas reuniões para debater como, ou se, faríamos a Avaliação Nacional de Vinhos 2020. O motivo para a dúvida é claro que foi a pandemia da Covid-19. Para a definição, foram necessários tempo e habilidade organizacional diante de um cenário instável e imprevisível.
Mas como poderíamos deixar passar a Safra das Safras do Brasil sem este incrível e emocionante evento? Assim, encontramos na nossa união, no nosso time, a coragem e a força para o que estamos vivendo agora. Uma Avaliação Nacional de Vinhos, a maior avaliação de uma safra no mundo, desta vez on-line.
Nossa matriz estratégica mudou do dia para a noite. Não seria mais um evento, mas, sim, uma transmissão. E o que era dúvida, aos poucos foi virando uma absoluta certeza.
Em 15 dias de esforço da diretoria da ABE, 11.520 garrafinhas foram coletadas, para que, em uma hora e meia, pudéssemos vender os 700 kits disponibilizados. E a Safra das Safras do Brasil começou a bater novos recordes. O kit de degustação chegou a 24 estados brasileiros de todas as regiões da Nação. E também viajou para além das fronteiras do Brasil.
Até agora, a Avaliação Nacional de Vinhos 2020 conversou com mais de 2 milhões de pessoas pela internet, provocando engajamento e relacionamento com enófilos desconhecidos de diversos locais. Com a Avaliação, falamos e mostramos para velhos e novos amantes dos vinhos que, mais uma vez, colhemos uma grande, uma gigantesca safra em qualidade.
Aliás, tenho este enorme privilégio de estar à frente da ABE, em um momento em que o brasileiro parece ter, definitivamente, descoberto qual é o seu vinho. O Vinho do Brasil. O vinho de um país que desbrava a produção como nenhum outro.
Um país capaz de elaborar grandes produtos em regiões produtoras que estão a 4 mil quilômetros de distância uma da outra. Que avança em qualidade de forma galopante. Que se organiza enquanto player muito importante para o mercado interno e externo. E que passa a acreditar, diante dos vinhos que degustamos, que pode, sim, ser um dos protagonistas globais do setor.
A Safra 2020 chega às nossas taças a partir de agora para marcar um momento histórico e resgatar a alegria e a união que são características do vinho. Degustem com prazer único e descubram o Brasil vitivinícola sem sair de suas casas.
A Avaliação Nacional de Vinhos do Brasil 2020, a “Safra da Safras”, é a nossa porta de entrada para um mundo de descobertas, história, cultura e paixão. Deguste!
Daniel Salvador é presidente da ABE – Associação Brasileira de Enologia