Caxias do Sul 04/04/2025

2024: um ano histórico para a Marcopolo

Empresa protagonizou período pautado por conquistas históricas
Produzido por André Vidal Armaganijan , 20/01/2025 às 09:28:20
André Vidal Armaganijan é CEO da Marcopolo
Foto: ´Marcopolo/DIVULGAÇÃO

O ano de 2024 entrou para a história da Marcopolo como um dos mais significativos em seus 75 anos de trajetória. Repleto de conquistas, celebrações e avanços, esse período marcou não apenas o melhor faturamento em mais de sete décadas, mas também reafirmou o compromisso da empresa com a qualidade, inovação, sustentabilidade e cuidado com as pessoas.

Ao longo do ano, a Marcopolo conquistou mais de 20 premiações, entre as quais os reconhecimentos do Valor 1000, Veja Negócios/Lide e EXAME. Também nos destacamos como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work (GPTW), uma distinção que reforça os valores de transparência, confiança e pertencimento que são a base da relação para os mais de 15 mil colaboradores e evidenciam o orgulho de integrar nossa empresa.

Em 6 de agosto, a Marcopolo completou oficialmente 75 anos e celebrou a data com colaboradores e parceiros em três fábricas no Brasil e em oito coligadas internacionais localizadas em seis países: Argentina, Austrália, México, Colômbia, China e África do Sul. Durante oito meses, foram realizados 36 eventos itinerantes em 15 estados brasileiros e diversas localidades internacionais, levando a comemoração a diferentes públicos.

Destaco ainda o evento Lat.Bus, quando lançamos veículos elétricos e híbridos que contribuem para a sustentabilidade ambiental e reforçam a estratégia de investirmos na descarbonização do transporte. Neste aspecto, vale lembrar os avanços da Marcopolo Rail. Em março de 2024 entregamos os três primeiros carros do People Mover do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), uma importante ligação entre os terminais do aeroporto e a estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) do Estado de São Paulo.

Esses são apenas alguns marcos de 2024 que estão alinhados ao nosso propósito de aproximar pessoas por meio da mobilidade. São entregas que se somam ao nosso pioneirismo ao produzir no Brasil um ônibus 100% elétrico a bateria e ao trabalho contínuo para desenvolver novas tecnologias de propulsão renováveis, sustentáveis e economicamente viáveis.

Em termos de desempenho, 2024 superou expectativas. Houve crescimento expressivo na produção e no market share, com aumento de 11,2% nas unidades entregues e de 20,2% nos volumes produzidos, comparando os primeiros nove meses de 2024 com o mesmo período de 2023. No segmento de turismo lançamos uma nova divisão, a Marcopolo Motorhome, e no rodoviário consolidamos o modelo G8 em exportações e operações internacionais rentáveis, permitindo um crescimento sustentável sem a necessidade de expansão da capacidade física.

Avanços também ocorreram em tecnologia e sustentabilidade, com a entrega de ônibus elétricos no Brasil e a implementação da tecnologia Euro 6, acompanhados por maior eficiência operacional. As renovações da frota pós-pandemia e os investimentos no transporte urbano também ganharam ênfase, com grandes cidades ampliando a demanda por veículos novos.

O foco na melhoria da produtividade, aumento de exportações e disciplina em temas-chave, como diversificação e internacionalização, reforçaram a resiliência da empresa diante de um cenário macroeconômico desafiador.

Para 2025, a Marcopolo projeta avanços consistentes. A demanda deve se manter sustentada tanto no mercado nacional quanto nas operações internacionais. O volume de ônibus elétricos tende a crescer, impulsionado por investimentos em inovação e modernização fabril. Espera-se maior alavancagem operacional e eficiência, com resultados cada vez mais sustentáveis. A ampliação de novos produtos e a continuidade das entregas para o Caminho da Escola também estão entre as prioridades.

Encerramos 2024 com gratidão a todos os colaboradores, clientes e parceiros que compartilham desta trajetória. Juntos, seguimos construindo uma Marcopolo ainda mais forte, inovadora e conectada com o futuro.

André Vidal Armaganijan é CEO da Marcopolo

Do mesmo autor, leia outro artigo AQUI: As transformações rumo à mobilidade eficiente