Desde segunda-feira (28/10), a companhia aérea Voepass deixa de operar no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. Os voos da Voepass, com conexão a Guarulhos (SP), eram realizados em conjunto com a Latam, desde o dia 31 de março, inclusive com a compra de passagens no site da companhia. O último voo foi no sábado (26/10).
A decisão estratégica da Voepass reflete a situação após a queda do ATR 72-500, no dia 9 de agosto, quando a aeronave despencou sobre um condomínio na cidade de Vinhedo (SP) e vitimou 62 pessoas. Desde então, a empresa havia reprogramado a malha viária e suspendido temporiamente as operações para diversos destinos (naquele momento, Caxias do Sul não havia sido impactada). Nesta segunda-feira, porém, houve a confirmação do encerramento definitivo da ponte aérea no município. No total, incluindo Caxias do Sul, a Voepass deixou de voar para cinco destinos nacionais. Porém, com a alteração da malha, inseriu na rota dois outros terminais (Pelotas/RS e o Aeroporto do Galeão/RJ).
Latam retoma conexão com Guarulhos
Com a mudança de cenário, a Latam, que operava voo de Caxias do Sul com ligação a Congonhas (SP), redirecionou a operação com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A companhia dispõe de aeronaves Airbus A320, cuja capacidade chega a 165 passageiros, enquanto o turbo hélice da Voepass só comportava 78 pessoas. A alteração também foi influenciada pela reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após meses em obras por conta das enchentes.
Os clientes que já haviam adquirido passagens por meio da Voepass serão reacomodados em operações da Latam, saindo de Caxias do Sul com destino a Guarulhos. A empresa também informou que os funcionários em Caxias do Sul serão direcionados a atendimento em outras bases operacionais.