Um dos setores que recebeu um duro golpe por conta das medidas de restrição ao coronavírus foi o enoturístico. A cadeia do vinho e do turismo da Serra Gaúcha foi surpreendida quando estava encerrando a vinificação de sua nova safra de uva, uma das melhores da década, e prestes a receber os turistas para a temporada de frio.
Mas daí o mundo parou, e as vinícolas também. Um ensaio de retomada começa a ser esboçado desde o feriadão. A Cooperativa Vinícola Garibaldi, por exemplo, iniciou na sexta-feira (17) a retomada de atividades, com restrições, no seu complexo enoturístico.
Vinho e saúde combinam sim. Por isso, a estrutura foi reaberta seguindo rigorosamente os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelos decretos que regulamentam as atividades em Garibaldi, como cuidados com higienização, uso de equipamentos de proteção e observação à densidade ocupacional dos espaços.
Seguindo à risca essas recomendações, a Garibaldi volta a receber visitantes e oferece experiências como a 'Degustação às cegas’ (em uma pipa de 100 mil litros, adaptada à atividade), o 'Taça e Trufa' e, ainda, possibilita apreciar os produtos da marca no winebar.
No primeiro momento, a aposta é no turismo local e regional para retomar as atividades gradualmente na Garibaldi, que em 2018 e 2019 foi a vinícola brasileira mais condecorada no mundo.
Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi:
Avenida Independência, 845, Centro de Garibaldi
Agendamentos e informações: (54) 3464.8104 | turismo@vinicolagaribaldi.coop.br
Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Domingos e feriados, das 10h às 15h