Mais antiga vinícola do país em atividade - completará 115 anos em 2025 -, a bento-gonçalvense Salton consolida, gole a gole, a sua posição de principal exportadora de espumante brasileiro para o mercado norte-americano. Desde 2020, comercializou mais de 3 milhões de garrafas de bebidas para os Estados Unidos. No portfólio de encomendas, destaca-se o espumante Salton Alma Brut, desenvolvido exclusivamente para a Total Wine and More, maior varejista de vinhos daquele país - só nesta rede, a Salton figura em 277 pontos de venda. A Fogo de Chão, conhecida rede brasileira de churrascarias, também conta com rótulos da marca da Serra em 76 unidades nos Estados Unidos.
Recentemente, um reconhecimento reforça o protagonismo da Salton naquele mercado, com o aval da revista norte-americana Wine Enthusiast, que avaliou e classificou o tinto IP Campanha Vinhedo da Lebre com uma pontuação de destaque. O primeiro vinho da Salton que leva o selo da Indicação de Procedência (IP) Campanha Gaúcha recebeu 91 pontos, considerado ‘muito bom’ pelos críticos.
Além dos EUA, a companhia mantém negócios em outros países da Ásia, Europa e Américas, trabalhando também com mercados menos tradicionais do continente africano. Conquistou 350 medalhas em competições internacionais nos últimos três anos. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócios: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.