A Cooperativa Vinícola Garibaldi tem motivos de sobra para tilintar as taças. Em 2022, comemora o crescimento de 10% nos negócios, com faturamento de R$ 265 milhões. Contudo, chega com fôlego redobrado e com investimentos no Complexo Enoturístico, cujas obras de melhorias serão inauguradas neste mês.
O sucesso está ancorado na qualidade de suas bebidas, laureadas no Brasil e ao redor do mundo, com a conquista de mais de 80 condecorações em 11 países ao longo do ano passado. O destaque vai para os espumantes, carro-chefe da marca, que ultrapassaram as 60 medalhas recebidas e totalizaram 5,8 milhões de garrafas vendidas durante o ano.
No mercado doméstico, seis Estados concentraram a maior parte do faturamento no ano: Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro somaram 80% das vendas em 2022. As vendas internacionais atingiram faturamento de R$ 850 mil.
Ao todo, R$ 15 milhões foram aplicados – 50% a mais do que em 2021. Foram injetados quase R$ 6 milhões em melhorias e requalificação do Complexo de Enoturismo. Os recursos também envolvem infraestrutura, com a aquisição de tanques de vinho, linhas de recebimento de uvas, tanques para fermentação de espumantes e outros aprimoramentos na cantina. Para 2023, a meta é audaciosa: concretizar a previsão de R$ 312 milhões em faturamento.