Caxias do Sul 23/11/2024

Vida e obra de ARY TRENTIN em bate-papo no Órbita, dia 25

Marcos Fernando Kirst, autor da biografia sobre o poeta, professor e fotógrafo, é o palestrante do tradicional encontro literário das segundas-feiras na Livraria Do Arco da Velha
Produzido por redação, 22/04/2022 às 08:35:21
Vida e obra de ARY TRENTIN em bate-papo no Órbita, dia 25
Jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst lançou a biografia de Ary Trentin em março, na Galeria Municipal de Arte, em Caxias do Sul
Foto: Severino Schiavo

No ano em que completaria oito décadas de nascimento, a memória da vida e obra do poeta, professor e fotógrafo Ary Nicodemos Trentin (1942-2002) tem sua relevância resgatada no encontro Órbita Literária desta segunda-feira, dia 25 de abril, na Livraria e Café Do Arco da Velha (Rua Dr. Montaury, 1570, Centro), em Caxias do Sul.

Trentin foi um dos cinco talentos revelados pelo antológico livro de poesia “Matrícula”, lançado em Caxias do Sul em 1967. Foi com aquela antologia poética, reunindo escritos também de José Clemente Pozenato, Jayme Paviani, Oscar Bertholdo e Delmino Gritti, que ele passou a demarcar sua presença no meio intelectual serrano – do qual foi uma das mais proeminentes personalidades entre as décadas de 1960 e 1990.

Autor da biografia “Algumas Tramas: Um Passeio pelo Talento Multifacetado de Ary Trentin”, o jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst será o painelista desta edição do Órbita Literária e propiciará rememorar a trajetória pessoal de Trentin, entremeada pelo legado artístico, principalmente advindo da criação literária e do olhar apurado para a fotografia.

Biografia foi lançada em março de 2022, em Caxias do Sul (Foto: Reprodução)

Ary Trentin, além de poeta, cronista e fotógrafo, autor de vários livros e ganhador de prêmios nessas áreas, foi também um comunicador fascinado pela TV e pela mídia eletrônica, ajudando a instalar o Núcleo Audiovisual na UCS (que depois daria origem à UCS TV), sendo um pioneiro nessa área. Esteve envolvido no projeto ECIRS, mostrando sua preocupação em resgatar elementos da cultura da região.

Foi também professor universitário licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia e mestre em Letras, além de especialista em Fotografia Documental pelo Centro Internacional de Fotografia, de Nova York. Ao longo de sua trajetória, recebeu diversas premiações, tanto no campo literário, como o Prêmio Nacional de Poesia do Estado de Goiás (1980), quanto no segmento fotográfico, como o Kodak (1982).

PROGRAME-SE

enlightened O quê: 352º Órbita Literária

enlightened Painelista: Marcos Fernando Kirst

enlightened Tema: “O talento multifacetado de Ary Trentin”

enlightened Quando: 25 de abril de 2022, segunda-feira, às 20h

enlightened Formato: Presencial e gratuito

enlightened Local: Livraria e Café Do Arco da Velha (Rua Dr. Montaury, 1570, Centro, Caxias do Sul)