POR SILVANA TOAZZA
Um dos roteiros turísticos mais concorridos do país, o Vale dos Vinhedos não abriga apenas as melhores vinícolas, restaurantes, queijarias e hotéis, mas ganha conexão com a mobilidade elétrica. O futuro já desembarcou na principal rota enológica do Brasil, com a instalação de uma estação de recarga de veículo elétrico num ponto de utilização pública, sem vínculo com a necessidade de frequentar algum estabelecimento em específico.
A novidade, já em funcionamento, tem como ponto estratégico o estacionamento do Centro Comercial Parque dos Vinhedos, com acesso facilitado pela estrada principal do Vale, incluindo proximidade com lojas de conveniência e serviços, em um dos eixos que mais recebem turistas na Serra Gaúcha (em média, 450 mil visitantes ao ano). Muitos dos visitantes chegam ao Vale dos Vinhedos com veículos locados, alguns já elétricos.
A nova estação de recarga do veículo elétrico no Vale dos Vinhedos foi viabilizada a partir da parceria entre Magnani Luz e Energia, que capitaneia o projeto e municia tecnicamente o ponto, a Gasperin Pilatti Construções e a Sicredi Serrana, que ingressam no projeto como patrocinadoras com as marcas evidenciadas no totem de carregamento.
Centro Comercial Parque dos Vinhedos recebe novidade (foto: Nelson Vebber)
4º ponto da Rota Elétrica Gaúcha
A estação de recarga do Vale dos Vinhedos (integrado por Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul) é a quarta estação de carregamento da primeira rota elétrica do Rio Grande do Sul (veja ao final da matéria onde ficam as demais), liderada pela Magnani Luz e Energia, com matriz em Caxias do Sul e filial em Torres.
“A mobilidade elétrica faz parte de um contexto mundial de transição energética para a descarbonização do planeta, e a infraestrutura através das estações de recarga é fundamental para o avanço dos modais elétricos. Nos sentimos honrados com a participação dos parceiros que viabilizaram esse projeto e que muito contribuem para adotar essas práticas sustentáveis, que vão ao encontro da governança social, ambiental e corporativa”, destaca Carlos Magnani, diretor de Eficiência Energética da Magnani Luz e Energia.
Para Jeferson Gasperin, sócio da Gasperin Pilatti Construções, de Garibaldi, pesou na decisão pela parceria o descortinar de uma realidade cada vez mais sustentável e tecnológica, com consumidores mais conscientes e com anseios de inovação.
“Inovação, tecnologia, sustentabilidade, pensar no futuro de energias renováveis são conceitos que nos norteiam e também integram nossos empreendimentos. Buscamos estratégias para quem se locomove com o carro elétrico, mas também em infraestrutura para quem mora nos nossos prédios. Como estamos numa região turística, focamos no turista que tem um carro elétrico ou híbrido. Que ele possa vir sem medo para Garibaldi, Bento Gonçalves, carregar seu veículo, se locomover e usufruir dos nossos espaços, vinícolas, restaurantes, hotéis”, ressalta Gasperin.
Entusiasta das novas tecnologias e já adepto do carro híbrido, o sócio do Centro Comercial Parque dos Vinhedos, Nelson Vebber, está entusiasmado com mais esse diferencial competitivo de seu empreendimento, que agrega lojas de vinhos, de couro, decoração, wine bar, farmácia e restaurante.
“O carro elétrico não tem volta, a Europa já está lotada e os modelos que chegam importados ou são híbridos ou 100% elétricos. O pessoal precisa ir se adaptando. É uma forma de preservar o planeta e reduzir custos”, salienta Vebber.
Outra parceira fundamental do projeto, a Sicredi Serrana vê com empolgação a instalação de uma estação de recarga que agrega sua visão de um mundo sustentável, aliado à inovação e ao turismo que só avançam na Serra Gaúcha.
“É uma antecipação de futuro. Para nós, será um aprendizado para entender o potencial de usabilidade e, quem sabe, investirmos em outras estações de recarga do veículo elétrico”, aponta Adriele Motta, gerente de Comunicação e Marketing da Sicredi Serrana.
Com matriz em Carlos Barbosa, mas atuação na região, com forte presença em Bento Gonçalves, a cooperativa já atua em projetos que promovam o desenvolvimento por meio de linhas de financiamento que fomentem setores como o turismo, a energia solar e o carro elétrico. A estação de recarga elétrica chega como mais um elo nessa engrenagem sustentável e verde.
Sem custo e sem volta
Nesse primeiro momento, o carregamento elétrico é realizado de forma gratuita, no qual também é possível carregar motos e bicicletas elétricas. As demais estações de recarga elétrica da 1ª Rota Gaúcha estão estrategicamente localizadas junto ao Café Tainhas, parada tradicional de quem se dirige ao Litoral Norte pela Rota do Sol; à Casa Fagundes, no distrito de Vila Cristina, em Caxias do Sul; ao Cantinho do Pescador, em Torres. A quarta, claro, é a do Vale dos Vinhedos.
Ainda em novembro, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul inaugura sua estação de recarga elétrica integrando o projeto liderado pela Magnani, ocupando o quinto ponto em endereços estratégicos.
As operações da Magnani em Caxias e em Torres também disponibilizam pontos de recarga para veículos híbridos e elétricos.
Magnani Luz e Energia
Caxias do Sul: Avenida Rubem Bento Alves, 4.549, Perimetral Norte, bairro Santa Catarina
Telefone: (54) 4009-5255
Torres: Avenida Barão do Rio Branco, 876, Centro
(51) 3626-2988
Acesse www.magnani.com.br
LEIA TAMBÉM:
MAGNANI investe R$ 15 milhões em sua nova sede em Caxias do Sul