Em decisão histórica, a Unimed Nordeste-RS anuncia um capítulo inédito em sua trajetória de 51 anos. Os médicos cooperados aprovaram a criação de uma Sociedade Anônima (S/A), tendo a cooperativa médica como subsidiária integral (acionista única). A batida de martelo ocorreu em assembleia geral extraordinária na noite de segunda (dia 21/08) e a comunicação à imprensa, em evento na manhã desta quarta-feira (23/08).
Dessa forma, na condição de acionista única de uma S/A, a cooperativa médica abre caminho para investimentos em novos negócios, potencializando o ritmo de crescimento. Em síntese: a finalidade da nova companhia será o controle de uma holding e a participação, como acionista majoritária, em empresas subsidiárias – que podem ser outras Sociedades Anônimas (S/As), Sociedades Limitadas (Ltdas) ou Sociedades de Propósito Específico (SPEs).
“Este modelo abre a possibilidade de prospecção de novos negócios, transformando parcerias em empreendimentos e gerando outras fontes de receita”, explica o presidente da Unimed Nordeste-RS, o médico André Germano Leite – também eleito diretor-presidente da S/A.
A gestão será completada pelo vice-presidente da cooperativa, o também médico Lisandro Pavan, como diretor vice-presidente. A instituição da nova personalidade jurídica faz-se necessária para a expansão de negócios porque a Unimed Nordeste-RS, enquanto operadora de saúde, é regulada por legislação própria, o que limita sua atuação empresarial.
“A diversificação do portfólio de produtos e serviços é o principal incremento dessa configuração, além da agilidade de gestão da controladora e das subsidiárias”, aponta o presidente.
Embora os recursos para a constituição do capital social inicial da holding provenham da rubrica de investimentos da Unimed Nordeste-RS, como acionista única, o funcionamento e a estrutura da cooperativa médica em nada se alteram com a criação da S/A. Trata-se de uma outra empresa, com regime jurídico próprio, pertencente à cooperativa, que hoje possui 430 mil vidas sob sua proteção em planos de saúde.
Exemplos de negócios que poderão integrar a holding
Participação no capital de outras sociedades (na condição de sócia, acionista ou quotista).
Participação na administração de negócios próprios ou de terceiros.
Análises de equipamentos médico-hospitalares.
Aquisição, alienação e locação de bens móveis e imóveis.
Importação e comércio varejista de produtos farmacêuticos, artigos médicos e similares.
Consultoria em processos e gestão.
Escritórios de prestação de serviços.
Desenvolvimento de softwares e gerenciamento de plataformas eletrônicas.
Licenciamento de marcas (próprias e de terceiros).
Representação comercial e intermediação de serviços em geral.
Hospitais e laboratórios.
Investimentos.
Em paralelo à constituição da holding, a Unimed Nordeste-RS prepara a entrega de três investimentos até o final do ano:
A implantação da Casa Semente: destinada ao atendimento do público com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
A inauguração do Ambulatório de Onco-Hematologia, no Complexo Hospitalar Unimed;
A implementação do serviço de cirurgia robótica, também no Complexo Hospitalar.
Heliponto
Além disso, a gestão trabalha na reativação do heliponto, instalado no Complexo Hospitalar e, consequentemente, do serviço de transporte aeromédico. O Hospital Unimed é o único estabelecimento de saúde da região a contar com uma estrutura desse tipo.