POR SILVANA TOAZZA
Duas amigas, duas profundas conhecedoras do universo vinícola, que em 2018 resolveram juntar as taças em prol de um sonho: tirar a rolha de uma linha de espumantes desenhada para consumidores que buscam um produto versátil, fresco e frutado para celebrar seus momentos.
Assim nasceu a Amitié, pelas mãos e talento da sommelier Andreia Gentilini Milan e da enóloga Juciane Casagrande. Trata-se de uma grife exclusiva de espumantes e vinhos premium com sede em Bento Gonçalves, mas que já espalhou seu aroma pelo Brasil e conseguiu projeção em prêmios internacionais. Os produtos da marca já foram degustados pela autora desta reportagem, e expressam frescor e jovialidade, o que ganhou a simpatia da imprensa especializada em regiões mais quentes do país.
Amitié significa “amizade” em francês, e traduz o propósito da marca, de ser um elo de celebração. A seguir, entrevista exclusiva concedida à seção “Conversa Afiada” pelas idealizadoras da jovial grife vinícola da Serra Gaúcha:
Juciane e Andreia estão à frente do projeto (crédito da foto: Silvana Gentilini)
Como surgiu a ideia de criar a Amitié?
ANDREIA: A Amitié surgiu de um novo momento em nossas vidas. Com mais de 20 anos de experiência no mundo do vinho, nos unimos neste novo projeto.
JUCIANE: Tínhamos a vontade de empreender e de fazer um produto que fosse da forma como idealizávamos. Amitié, que significa amizade, representa também a nossa amizade.
Qual a repercussão?
JUCIANE: A repercussão foi muito, muito positiva. Começamos em 2018 e, nesses anos, conquistamos reconhecimento, até mesmo internacional.
ANDREIA: O Amitié Cuvée Brut, por exemplo, enviamos para o concurso Decanter World Wine Awards de Londres em 2019, sendo eleito o melhor espumante brasileiro do concurso.
De que forma a pandemia impactou nos negócios?
ANDREIA: A pandemia fez com que nos reinventássemos. Foram muitas horas em frente à tela do computador, realizando as atividades no formato online.
JUCIANE: Foi um ano difícil, mas, mesmo neste cenário, a Amitié cresceu, alcançou novos mercados e mantemos os nossos planos. Lançamos os vinhos da Amitié e expandimos nossos negócios.
Quais os principais mercados hoje?
ANDREIA: Hoje nossos principais mercados são as regiões Sul e Sudeste. Mas já estamos em regiões centrais do Brasil, assim como no Nordeste.
Que novidades serão espocadas no futuro?
JUCIANE: Para 2021, pensamos na ampliação do nosso portfólio, com novos vinhos e projetos internacionais.
O brasileiro aprendeu a beber espumante em todos os momentos?
JUCIANE: Sim! Temos também dados que mostram que, entre os espumantes, os nacionais são a preferência dos brasileiros perante os importados. Nós mesmos incentivamos o consumo da bebida até mesmo no café da manhã!
Quais produtos se destacam?
ANDREIA: Acreditamos que todos os produtos se destacam. Tanto os espumantes quanto os vinhos são reconhecidos pela qualidade. Nossos cases de sucesso são o Amitié Nature, que tem a tampa convertida em um colar, e nossos vinhos, que acompanham um marca-taças personalizado. Alguns até já estão esgotados.
Vocês ganharam notoriedade em publicações especializadas do país pela qualidade do produto. Como receberam isso?
ANDREIA: Foi um validador de que estávamos no caminho certo.
Qual a produção média anual da Amitié?
ANDREIA: Em 2020, produzimos cerca de 130 mil garrafas. Pretendemos crescer ano a ano com planos bem arrojados.
Como estão os preparativos para a safra 2020/2021? De onde vêm as uvas?
JUCIANE: Temos ótimas perspectivas para o ano de 2021. As uvas serão de regiões do Rio Grande do Sul. Temos expectativa de realizar novas vinificações com novas variedades.
Que dicas daria a empreendedoras que gostariam de ousar, mas temem naufragar no caminho?
ANDREIA: É necessário planejar e estar atualizada com as demandas do mercado.
Beber um espumante significa....
ANDREIA E JUCIANE: Brindar bons momentos!