A artesã caxiense Roberta Maria Forner criou algum tempo atrás uma página no Facebook chamada “Polenta Brustalada II”, com o objetivo de interagir com pessoas que se identificam com a cultura da imigração italiana, especialmente com a língua Talian.
Na “brincadeira”, os participantes precisavam decifrar charadas para identificar pontos turísticos de Caxias do Sul, nas áreas urbanas e rural. A língua usada nos diálogos para descobrir as charadas e descrever os locais é o Talian, contemplando o objetivo do grupo de praticar e manter viva a forma de falar dos imigrantes que povoaram a região.
Agora, divertida turnê protagonizada pelos integrantes do grupo de Facebook é narrada no livro “A Spasso a Caxias” (Um Passeio em Caxias), em estilo crônica ficcional, que será lançado nesta quinta-feira, 8 de setembro, em formato de live, pela Livraria Do Arco da Velha.
Escrita por Roberta Maria Forner, a obra traz conversações coletivas sobre assuntos variados, particularmente voltados aos usos, costumes e linguajares utilizados pelos imigrantes e seus descendentes. O livro tem apresentação de João Wianey Tonus, revisão do Talian de Marcelino Dezen, ilustrações e design gráfico de Ernani Carraro. Foi publicado através de financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC).
Pontos turísticos da cidade são revisitados artisticamente no livro (Crédito: Arte de Ernani Carraro/Divulgação)
“É um livro que expressa este espírito brincalhão dos italianos, conta um pouco da história e mostra a maneira de ser dos imigrantes. A gente coloca as traduções para ajudar a compreensão, mas, desde o início da criação da página, as pessoas denotaram que gostam de interagir, mesmo que não estejam entendendo plenamente o Talian”, conta Roberta Forner. Descendente de imigrantes italianos, a autora não aprendeu o Talian com os pais que, como muitos, não quiseram ensinar aos filhos uma língua discriminada até os anos 1990.
A criação da língua Talian é resultado do contato linguístico entre os falares do norte da Itália e o português do Brasil, ao longo de décadas. Além do Rio Grande do Sul, a língua é falada nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com variações, por vezes na mesma região.
Em 2014, foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial e Língua de Referência Cultural Brasileira, passando a fazer parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL). Em 2021, foi publicada a gramática oficial do Talian: “Talian par Cei e Grandi – Gramàtica e Stòria”, de autoria de Juvenal Dal Castel, Loremi Penkal e João Wianey Tonus (leia a respeito em matéria publicada no portal, AQUI).
AGENDE-SE
O quê: Lançamento do livro A Spasso a Caxias
Autora: Roberta Maria Forner
Lançamento via live, 8 de setembro, às 19h.
https://www.facebook.com/polenta.brustoladaii
Exemplares físicos à venda na Livraria Do Arco da Velha - Valor R$ 35